página inicial / áudios

Manacá-de-cheiro atacado por lagartas

Todo mundo quer borboletas no seu jardim, mas quando lagartas são o assunto, as coisas podem mudar um pouco. A nossa jardineira Carol Costa explica sobre uma praga que está atacando o manacá-de-cheiro de um ouvinte.

O manacá-de-cheiro (nome científico Brunfelsia uniflora) é uma planta brasileira, de origem da Mata Atlântica , conhecida por suas perfumadas flores que nascem roxas e vão mudando de cor até ficarem brancas. A árvore alcança a altura de 3 metros, e é bastante cultivada em praças e jardins por todo o Brasil.

A praga que ataca a árvore do ouvinte é a borboleta-do-manacá, com asas compridas pintadas de amarelo e preto. As lagartas são facilmente reconhecidas, pois são pretas com listras amarelas (puxou as cores da mamãe!). A relação entre a planta e este bichinho é tão grande que as borboletas botam seus ovos exclusivamente no manacá-de-cheiro, e suas lagartas comem somente as folhas desta árvore.

Aliás, lagarta nada mais é que o estado larval do inseto que se tornará a borboleta. Então, nada de se preocupar com seu manacá-de-cheiro, tenha um pouco de paciência que a planta logo se recupera das folhas perdidas. Não precisa sair combatendo as lagartas indiscriminadamente. Tenha paciência porque logo seu jardim estará cheio de borboletas.