O be-a-bá das orquídeas para iniciantes

© Carol Costa/Minhas Plantas

Entenda de uma vez o que significam alguns dos termos complicados mais encontrados nos livros de botânica e jardinagem

O que é epífita


Essa palavrinha em latim quase sempre é usada para designar orquídeas, mas elas não são as únicas "plantas que crescem em árvores", conforme a tradução livre do termo. Avencas, rendas-portuguesas, samambaias, chifres-de-veado e até arbustos – como a cheflera, por exemplo – podem ter hábito epífito. Vale lembrar que a maioria das epífitas, inclusive as orquídeas, usa a árvore apenas para se sustentar, e não para sugar a seiva dela: isso é feito por um grupo pequeno de plantas epífitas parasitas, caso de pragas como o fio-de-ovos (Cuscuta spp.).

O que é crescimento Monopodial e Simpodial


Há dois tipos de crescimento entre as orquídeas: vertical e horizontal. As plantas que crescem para cima, como Vanda, Ascocenda e Phalaenopsis, por exemplo, têm crescimento chamado de monopodial. Já aquelas que produzem brotos laterais, desenvolvendo-se principalmente na horizontal, são simpodiais, caso de Cattleya e Oncidium, para citar alguns dos gêneros mais conhecidos. Agora você já sabe por que aquela chuva-de-ouro insiste em soltar raízes para fora do vaso, hein?

O que é Pseudobulbo


Você já conhece muitos bulbos verdadeiros: basta abrir a geladeira para encontrar alho e cebola, dois exemplos de plantas bulbosas bastante comuns, assim como lírios e tulipas. A principal diferença entre essas estruturas armazenadoras de água e nutrientes e os pseudobulbos ("falsos bulbos") é que os segundos ficam acima da terra. O formato dos pseudobulbos varia muito: pode parecer um fuso, como no Cyrtopodium cardiochilum, uma bolinha, como em Coelogyne cristata, ou ainda cana-de-açúcar, à maneira de muitos Dendrobium. Em todos os casos, ele tem a mesma função, de ser um backup de água e nutrientes para momentos de escassez.

O que é Labelo


A pétala mais chamativa das orquídeas tem esse nome todo especial, que significa "pequeno lábio". Ela pode ser idêntica às outras cinco ou, mais comumente, ter alguma diferenciação de cor, textura, brilho, tamanho ou perfume. O labelo é a principal arma de atração dos polinizadores, por isso, evoluiu até alcançar uma extrema especificidade. A orquídea do gênero Ophrys, por exemplo, possui um labelo que imita a fêmea das abelhas que a poliniza. Já as Coryanthes chegam ao ponto de "trancafiar" o polinizador num labelo que é um labirinto perfeito, culminando nos preciosos grãos de pólen. Há casos de labelos móveis, que se adaptam ao peso do inseto, proporcionando um encaixe quase ergonômico e um acesso mais fácil às polínias, como acontece em Bulbophyllum lobbii, por exemplo, e também labelos que exalam perfume ou feromônio especial, só perceptível ao polinizador daquela espécie.

O que é Substrato


É o nome dado ao material que suporta o crescimento de uma planta: pode ser terra, areia, musgo, pedra, carvão, osso, fibra de coco, casca de várias árvore e até uma mistura de dois ou mais desses materiais. Você encontrará em orquidário e garden centers uma grande variedade de substratos para orquídeas, mas os mais usados costumam ser esgano (musgo muito apreciado por micro orquídeas) e um mix de casca de pínus, chips de coco e pedacinhos de carvão (disponível tanto em cavacos pequenos quanto em pedaços maiores). Existem também substratos alternativos, como sabugo de milho, semente de açaí, palha de piaçava e muitos outros materiais regionais que surgem como sobras orgânicas da agricultura ou de indústrias locais. Não existe um substrato único para orquídeas porque os gostos de cada espécie são muito diferentes. Para escolher o substrato ideal, conheça os hábitos de crescimento da orquídea escolhida e busque uma opção que mais se aproxime das necessidades de pH, arejamento e umidade da espécie – e que dure bastante, diminuindo a necessidade de transplantes contínuos.

O que é Rizoma


Pense num gengibre: aquela estrutura que usamos na culinária, suculenta e repleta de nódulos, é um exemplo clássico de rizoma. Esse tipo especial de caule pode tanto ser subterrâneo, como no caso do gengibre, quando nascer fora da terra, mas se desenvolvendo bem rente à ela, exatamente o que ocorre na maioria das orquidáceas. Há rizomas que vão se elevando do solo com o crescimento da planta: em Maxillaria tenuifolia, são eles os "cabinhos" que ligam um pseudobulbo a outro e produzem raízes, tornando-se bem visíveis ao crescerem para cima. Já em orquídeas do gênero Laelia, por exemplo, eles ficam muito mais próximos uns dos outros e se desenvolvem rasteiramente.

postado em 25/10/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Planta Comigo em Holambra

Plantar o próprio alimento pode ser gostoso e divertido. Ainda mais se reunir a família e os amigos. Usar a técnica da espiral de ervas te proporciona uma experiência completa. Num único lugar, você vai conseguir reunir mais de 40 variedades de plantas. De alecrim a sálvia, de almeirão a … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e pets felizes

Cães que adoram cavar o jardim. Gatos que preferem usar seu canteiro ao invés da caixa de areia. Filhotinhos que resolvem mastigar folhas ou escalar as plantas. Ter a companhia de plantas e animais domésticos em casa é gratificante mas, existem truques pra impedir que essas pequenas travessuras possam acontecer. … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como começar uma horta em casa do jeito certo

Esta é pra quem quer começar a cultivar seus próprios alimentos em casa, mesmo que tenha pouco espaço. Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e te levar do "tenho medo de plantar" ao "uau, tudo isso fui eu quem plantou!". Na foto que ilustra este texto, Carol … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol Costa começou matando plantas, da mesma forma que todos nós. Não se conformou, e depois de estudar, trocar a carreira de jornalista pela de jardineira, ela compreendeu o que esses serezinhos verdes precisam. De toda essa experiência … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
Mais