- Nome popular peperômia-melancia
- Outros nomes
- Categoria folhagens
- Ordem Piperales
- Família Piperaceae
- Subfamília Piperoideae
- Tribo —
- Subtribo —
- Gênero Peperomia
- Espécie Peperomia argyreia
- Origem Brasil, Equador, Bolívia e Venezuela
- Tamanho Até 30 centímetros
- Propagação por divisão de touceira e por muda
- Iluminação meia sombrasombra
- Rega muita água
- Plantio o ano todo
- Perfumada não
- Floração primaveraverão
- Frutos não comestíveis
Manja aquele rapaz tímido, baixinho e pouco atraente, que passou os anos escolares sem chamar atenção de nenhuma garota? Daí que, um belo dia, você descobre que ele virou um jovem divertido, alto astral e super inteligente. A natureza tem dessas sabedorias: tira de um lado, mas acrescenta de outro, basta saber olhar. Com a peperômia-melancia é assim. Baixinha, gordinha, com flores que parecem rabinhos de rato, essa folhagem suculenta não ganhou fama fácil, não. Por muito tempo, nós, brasileiros, preferimos enfeitar salas e varandas com flores europeias, roseiras asiáticas e tantas outras moças de finas pétalas. Nossas espécies nativas eram pouco usadas nos jardins numa época em que "bonito" era o que vinha de fora. Quem iria se importar com uma folhagem se pudesse encher o quintal de gerânios e camélias? Nisso, milhares de bonitezas nativas do nosso clima passaram batido – até hoje, há quem prefira uma hortênsia morrendo de calor, coberta de ferrugem no nosso clima tropical, do que dar uma chance pra moças verdinhas como esta peperômia-melancia.
Peperômia-melancia faz sucesso também na Europa
O mais curioso é que, do lado de lá do Hemisfério, são os estrangeiros que se derretem por nossas plantas. E foi o uso da peperômia-melancia em painéis e jardins verticais – uma modernidade que começou na França e, de lá, passou a ser copiada no mundo todo – que ajudou a dar uma nova chance pra essa folhagem zebrada linda... aqui no Brasil. Vê que volta ela deu pra chamar a nossa atenção? Ainda bem que deu certo: hoje, a gente enlouquece quando nota as típicas listrinhas surgirem em vasos ou canteiros, sempre destacando o pedaço com a textura envernizada de suas folhas e o riscado prateado e verde escuro.
O cultivo da peperômia-melancia é fácil
Como a peperômia-melancia (Peperomia argyreia) não guarda mágoa (ainda bem!), se mostra uma planta muito amiga de quem está começando na jardinagem. Pra que fique bonita, bastam solo adubado, fofo e úmido, coberto por uma camada de palhinhas protetoras, que mantêm a fertilidade e protegem do calor intenso. Regue para manter a terra sempre úmida e deixe o vaso onde bata sol fraquinho da manhã, que, ao contrário da melancia verdadeira, esta peperômia queima se tomar muito sol. Dentro de casa, ela deve ficar bem pertinho de uma janela com muita claridade, pra realçar as cores e manter a folhagem viva e brilhante. Pronto, estão feitas as pazes com o passado e agora essa espécie pode, enfim, mostrar que folhagem tropical tem muito valor! Sabia que existem mais de mil espécies de peperômias no mundo? Neste vídeo aqui você pode conferir que, mesmo com formatos, tamanhos e cores diferentes, a forma de cultivo é muito parecida.