- Nome popular crossandra
- Outros nomes crossandra-laranja, crossandra-salmão
- Categoria flores
- Ordem Lamiales
- Família Acanthaceae
- Subfamília Acanthoideae
- Tribo —
- Subtribo —
- Gênero Acantheae
- Espécie Crossandra infundibuliformis
- Origem Índia e Sri Lanka
- Tamanho Até 1 metro
- Propagação por estaca e por semente
- Iluminação sol pleno
- Rega média água
- Plantio o ano todo
- Perfumada não
- Floração o ano todo
- Frutos não comestíveis
Ela vem do sul da Índia, mas parece que sempre esteve por aqui, tão rápido se espalhou pelas cidades litorâneas e quentes do Brasil. De uma cápsula de sementes curiosamente "explosivas" (um truque pra disseminar suas filhas mais longe da planta-mãe), surgem dezenas de mudinhas de crossandra.
Como cultivar e reproduzir crossandra
Basta um pouquinho de terra fofa e fértil pra moça se animar: a touceira de folhas verde escuras logo se enche de flores alaranjadas, duráveis e brilhantes, um deleite pros olhos e para as borboletas, que amam essa espécie. Em conjunto, faz belas bordaduras de muro, alcançando um metro de altura e crescendo melhor em ambientes que não têm temperaturas abaixo de 10°C. Suporta chuvarada, mas não secura, maresia, mas não ar condicionado e solo ácido, nunca alcalino. Embora se reproduza por estacas, é muito mais divertido explodir as cápsulas de sementes e criar novas crossandras bebês.
Crossandra tem propriedades medicinais
Na Índia, suas folhas são usadas como erva medicinal pelas propriedades digestiva e anti-inflamatória, mas não use sem primeiro conversar com seu médico.