Formiguinhas estão atacando minha kalanchoe, o que devo fazer?
Formigas não são exatamente um problema. Se forem saúvas, quenquéns ou formigas-cortadeiras, elas surgem quando o solo está muito compactado, sem aeração, sem matéria orgânica, quase sem vida (e com grave deficiência de molibdênio, um micro nutriente que raramente aparece nos adubos comuns). Daí, a natureza vem e encontra um jeito de sanar o problema: convoca justamente um bichinho que faz túneis, areja o solo e traz os nutrientes lááá do fundo da terra pra superfície. Se você passar formicida, vai matar a formiga, mas a causa estará lá ainda, entende? O solo continuará ruim, pobre em nutrientes, péssimo pras plantas. Então, pra cortadeira realmente sumir, coloque adubo orgânico tipo
Bokashi e cubra a terra com palhinhas (aqui tem um vídeo só sobre cobertura vegetal). Em alguns meses, usando a técnica do mulching, as cortadeiras terão sumido.
Agora, se o problema é com as formigas pequenas, de açúcar, saiba primeiro que elas NUNCA atacam as plantas. Sério, formiguinhas não fazem mal nenhum pras plantas, protegem muitos brotos, orquídeas e outras plantas delicadas do ataque de pragas sugadoras. Se aparecem em grande quantidade numa planta, podem sinalizar pulgões, esses, sim, uma praga. Pra afastar as formiguinhas, polvilhe talco (qualquer talco de farmácia serve, o perfume não faz mal pras plantas), que as formiguinhas sumirão. E combata os pulgões adubando bem sua planta com Bokashi (olha ele aí de novo!). Treine seu olhar pra ir aos poucos identificando os verdadeiros problemas do jardim e notará que muitas coisas são indicadores de falhas na adubação. Planta bem alimentada não pega praga. ;)
Veja também:
Como formigas podem ajudar seu jardim
Como identificar insetos e pragas nas plantas
Isca anti pragas protege a horta sem venenos