Como podar e transplantar primavera

Primavera, também chamada de buganvília ou buganvile, é um arbusto que impressiona pelo seu vigor e, principalmente, pela sua floração exuberante. Se você tem um exemplar desta planta e notou que é preciso trocá-la de vaso, está no lugar certo. Nossa jardineira Carol Costa mostra como fazer o transplante desta trepadeira arbustiva.

Descarte as flores


Como a primavera (Bougainvillea spectabilis) costuma ficar florida o ano todo, pegue sua tesoura de poda e se desapegue das flores neste momento. Faça a remoção das hastes com flores para que a planta poupe suas energias para desenvolver raízes novas ao invés de se preocupar com a florada. Também é importante escolher o período de lua minguante ou nova, que é o momento onde os nutrientes estão mais concentrados nas raizes. E, aproveita que a primavera é uma planta robusta pra praticar essa poda e o transplante.

Dê a forma desejada


Quando fizer a poda, aproveita para definir o desenho que você quer que a primavera faça ao crescer. Escolha os galhos que crescem na direção que deseja e remova os outros. Aproveita pra retirar os galhos que nascem pra dentro da árvore, porque esses receberão menos raios solares e não se desenvolverão tão bem.

Corte e cicatrização


Faça uma poda de limpeza e remova os galhos muito finos. Note que o corte deve ser feito próximo dos nós, como Carol mostra no vídeo (minuto 4:37). Isso evita que a planta gaste energia num segmento de galho onde não nascerá novas folhas ou flores. Se quiser usar extrato de própolis ou uma pasta cicatrizante (tem receita aqui).

Escolha um vaso grande


Prepare o novo vaso pra sua primavera. Carol escolheu um vaso da linha Cubos, da Vasart e, fez furos pra drenagem. Preencha o fundo do caso com argila expandida e cacos de vasos quebrados, evitando cobrir os furos. um dia antes do transplante, molhe bastante o substrato onde a primavera está plantada – isso facilitará remover a planta antes da mudança.

Fazendo o transplante


Use a faca de plantio para ir removendo o substrato do vaso antigo. Guarde esse substrato porque ele será adubado e utilizado no novo vaso. Com o torrão de raízes soltos, coloque a planta no novo vaso, segurando pra que a planta se mantenha na altura correta no vaso. Vá preenchendo o espaço em torno da raiz com o substrato enquanto empurra com as pontas dos dedos, como Carol mostra no vídeo. Além do substrato novo, utilize também o do vaso antigo, adicionando um pouco de Bokashi.

Plante outras espécies


O seu vaso é grande como o que nossa jardineira utilizou? Sem problemas, aproveite o espaço pra plantar uma horta! Escolha verduras, frutas e flores de acordo com o seu tamanho e quantidade de sol que ela precisa. Esse é um jeito bem esperto de plantar e ter o benefício de plantas que gostam de conviver juntas. No vídeo, Carol escolheu mudas de salsão, rabanete, couve, tomilho, cebolinha e ainda semeou cenouras. Marque com plaquinhas pra saber onde estão as sementes e anote os nomes e a data do plantio ;-)

Plantou, regou


Assim que terminar o transplante e o plantio, regue em abundância. Molhe com bastante cuidado pra não esparramar as sementes nem fazer um buraco no substrato. Mas, regue muito, até escorrer água dos furos de drenagem.s

As dicas deste vídeo servem pro transplante de plantas grandes, perenes e que possuem flores e também frutos. Árvores baixas e arbustos como a jabuticabeira,
pitangueira, framboeseira e outras. O que você precisa ter em mente é que, ao fazer o transplante, escolha uma época em que essa árvore não esteja florindo. Mudar a primavera de vaso faz com que a planta acabe perdendo suas flores.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
tesoura de poda
tesoura de desbasteextrato de própolis
vaso
furadeira
broca escalonada
rodízios
argila expandida
cacos de vasos
pá funda
faca de plantio
Bokashi
mudas e sementes de plantas de horta

Minhas Plantas recomenda