- Nome popular sibipiruna
- Outros nomes sibipira, sebipira, coração-de-negro
- Categoria árvores
- Ordem Fabales
- Família Fabaceae
- Subfamília —
- Tribo —
- Subtribo —
- Gênero Caesalpinia
- Espécie Caesalpinia peltophoroides
- Origem Brasil
- Tamanho de 15 a 30 m
- Propagação por estaca e por semente
- Iluminação sol pleno
- Rega média água
- Plantio o ano todo
- Perfumada não
- Floração o ano todo
- Frutos não comestíveis
A sibipiruna florida parece um pé de algodão-doce amarelo, para a diversão dos passarinhos. Nativa da Mata Atlântica, ela é uma das primeiras espécies a surgir em áreas degradadas, sendo, por isso, muito usada em reflorestamentos. Quando a sibipiruna ainda é jovem, precisa de um pouco de sombra para crescer, uma vez que suas folhas perdem água a, acelerando a desidratação.
Sibipiruna é uma árvore nativa da Mata Atlântica
Uma das espécies mais floríferas do gênero Caesalpinia, a sibipiruna pode chegar aos 100 anos de idade, para matar de inveja seus primos pau-brasil (Caesalpinia echinata) e pau-ferro (Caesalpinia ferrea), sem falar e um montão de outras árvores menos longevas. O gênero engloba cerca de 70 espécies bem variadas entre si, de árvores a arbustos. No passado, algumas foram classificadas no gênero Poinciana, mas as revisões mais recentes deixam a sibipiruna dentro das Caesalpinia, mesmo. Também faz parte da família a flor-de-pavão (Caesalpinia pulcherrima: repare como as folhas das duas árvores são semelhantes, cheias de folhinhas menores, chamadas "folíolos".
Sibipiruna é uma árvore alta e com raízes fortes
Assim como suas irmãs, a sibipiruna deve ser cultivada sob sol pleno, em solo enriquecido com matéria orgânica, regado frequentemente, mas sem encharcamento, para evitar doenças causadas por fungos e bactérias. Se você quiser plantar uma sibipiruna, escolha um local com bastante espaço, já que as raízes são poderosas e a árvore passa fácil dos 15 metros de altura. Prepare a cova com terra, areia e composto orgânico em partes iguais, colocando um pouco de calcário no fundo e mexendo bem. Tome cuidado com a poda, geralmente anual, para que os galhos não cresçam em direção aos fios elétricos e demais lugares indesejados. E passe longe de seus frutos (pretos, achatados e com sementes beges), porque eles não são comestíveis.