- Nome popular cana-de-macaco
- Outros nomes marianinha, dicorisandra, gengibre-azul, trapoeraba-azul
- Categoria flores
- Ordem Commelinales
- Família Commelinaceae
- Subfamília —
- Tribo —
- Subtribo —
- Gênero Dichorisandra
- Espécie Dichorisandra thyrsiflora
- Origem Brasil
- Tamanho até 1,20 m
- Propagação por estaca, por muda e por semente
- Iluminação meia sombrasol pleno
- Rega muita água
- Plantio o ano todo
- Perfumada não
- Floração o ano todo
- Frutos não comestíveis
Dicorisandra, marianinha, trapoeraba-azul, gengibre-azul... o que não faltam são nomes para a cana-de-macaco, uma planta com flores exóticas que aparecem o ano inteiro. Normalmente é cultivada compondo maciços, enfeitando cercas, dando cor a gramados planos e emprestando suas beleza verde envernizada a jardins sem muito brilho.
O melhor solo e clima para a plantar cana-de-macaco
Brasileiríssima, essa flor é bem típica do clima tropical: gosta de sol pleno (crescer, no máximo, em ambiente de meia sombra), precisa ser regada de duas a três vezes por semana e detesta passar frio. O solo ideal para a cana-de-macaco é mais arenoso, composto por areia terra vegetal em partes iguais. Se plantada em canteiros, ultrapassa o 1,2 metros de altura, mas seu crescimento cai pela metade quando cultivada em vasos. Para que a planta cresça e atinja todo seu potencial, evite cultivá-la em cidades onde o inverno atinge temperaturas abaixo de 16ºC. Da primavera até o outono, regue uma vez a cada dois dias, mas diminua a oferta de água durante os meses de frio, esperando que o solo fique completamente seco antes de regar novamente. Caso a planta esteja em vaso, passe-a para um vaso maior anualmente, de preferência nas primeiras semanas de setembro.
Como combater o fungo podridão-vermelha da cana
Essa flor tem um inimigo: a podridão-vermelha (Colletotrichum dichorisandra) – um fungo que ataca principalmente a cana-de-açúcar, mas que também adora as folhas da cana-de-macaco, daí herdar seu "sobrenome" dessa planta. Sua presença é facilmente revelada por folhas cheias de manchas negras ou pardas em baixo relevo. Caso sua cana-de-macaco sofra desse mal, remova as folhas atacadas e trate sua planta com calda bordalesa, um excelente fungicida natural que pode ser preparado até mesmo em casa (basta seguir a receita apresentada, passo a passo, neste programa para a Rádio Globo SP). Uma forma de prevenir doenças fúngicas é manter o vaso ou canteiro limpo de folhas mortas e monitorar o surgimento de lesmas e caracóis, que sempre trazem "amigos" indesejados.