- Nome popular agerato
- Outros nomes mentraço, mentrasto, celestina, erva-de-santa-lúcia, erva-de-são-joão
- Categoria forrações
- Ordem Asterales
- Família Asteraceae
- Subfamília Asteroideae
- Tribo Eupatorieae
- Subtribo Ageratinae
- Gênero Ageratum
- Espécie Ageratum houstonianum
- Origem México
- Tamanho até 30 cm
- Propagação por muda e por semente
- Iluminação sol pleno
- Rega média água
- Plantio outono
- Perfumada não
- Floração invernoprimavera
- Frutos não comestíveis
Mesmo pequeno, um jardim a sol pleno ganha destaque com o agerato, essa flor delicada, felpuda e de cor vibrante, que cria uma textura aveludada em qualquer cantinho. Nativa das regiões mais quentes do México, essa planta de folhas peludas é muito resistente ao frio brasileiro, tornando-se bastante comum nas regiões serranas e no Sul do país. Costuma ser encontrado com facilidade nas floriculturas, onde é vendido até mesmo como flor de corte, compondo graciosos arranjos em vasos com água.
O ciclo do agerato – da semente até a flor
Das 43 espécies desse gênero, a espécie Ageratum houstonianum é a mais cultivada. O agerato faz parte do grupo de plantas chamadas "anuais": do momento em que rompeu a semente até morrer, seu ciclo de vida não ultrapassa duas estações do ano. Por esse motivo, precisa ser replantado anualmente, a menos que você tenha paciência e espere que as abundantes sementes produzidas pelas flores durante a primavera caiam, brotem e enraízem atém gerar novas mudas ao redor da planta-mãe. Uma boa maneira de aumentar a sobrevida da planta é eliminar as flores mortas tão logo murchem, evitando que sejam desperdiçados nutrientes e energia vital.
Como escolher e cuidar do agerato
Ao comprar mudas prontas, cheque com o produtor o tamanho final da planta, já que há híbridos de três alturas, 15 cm, 20 cm e 30 cm. Com um pouco de pesquisa, você também poderá encontrar agerato nas cores branco e rosa claro, bem mais incomuns do que a variedade de flores azuladas. Junto de outras plantas anuais, compõe bonitos maciços no jardim, trazendo cor ao gramado ou a áreas de tons mais sóbrios.
Aplicações medicinais do agerato
Há relatos de que a espécie possui propriedades medicinais – além de agir como um analgésico natural, o agerato poderia diminuir os efeitos da TPM. No entanto, seu uso deve ser conduzido por um médico, uma vez que suas folhas e flores podem causar danos ao fígado. Ainda bem que essa bela planta não tem contraindicação no jardim!