Como faço para acabar com lesmas e caracóis?

Bia Cesar
© Carol Costa/Minhas Plantas

Bia, lesmas e caracóis são pragas muito comuns em solos úmidos e podem destruir uma planta pequena de um dia para o outro. Comem brotos, hastes e botões florais e botam ovos no substrato, se propagando rapidamente no jardim. O primeiro passo preventivo é limpar bem o terreno, recolhendo galhos, folhas secas e outros "esconderijos". Mantenha os vasos suspensos por apoios de parede ou em suportes de ferro que os deixem longe do chão. A melhor forma de combate é a catação manual, mas use luvas, porque a baba deles pode causar alergia (e também porque eles são nojentos, claro). Se tiver poucos vasos, você pode protegê-los polvilhando sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso, o que cria uma barreira também para as formigas.

Como fazer armadilhas naturais para lesmas


Tanto lesmas quanto caramujos têm hábitos noturnos: no final da tarde, espalhe pelo canteiro pedaços de chuchu ou sacos de estopa embebidos em cerveja. As pragas encontrarão rápido esses alimentos e, em algumas horas, basta recolher as armadilhas e jogá-las fora.

Última opção contra lesmas: veneno (cuidado)


Caso a infestação ou seu nojo sejam grandes demais, floriculturas e casas agrícolas vendem "lesmicidas", iscas venenosas feitas com metaldeído, uma substância que atrai e mata essas pestes. Por se tratar de um produto muito tóxico, manuseie-o seguindo rigorosamente as instruções do fabricante e não descarte a embalagem em lixo comum — leve-a, na validade, de volta ao lugar onde você comprou o veneno. Sempre é bom lembrar que o metaldeído pode ser muito venenoso para crianças pequenas e pets: peixes, gatos, cachorros, passarinhos, e outros. Então, pense bem antes de recorrer a uma solução tão drástica, tá?

Veja mais posts relacionados:
O nutriente que fortalece a planta contra pragas
Recado a uma lesma: não é nada pessoal, mas...
Saiba reconhecer as principais pragas de jardim

Mais