página inicial / dúvidas
Minha flor-de-maio veio cheia de manchas, o que são?
Luli Lu
Luli, essas manchas acinzentadas são muito comuns em plantas cultivadas em viveiros ou estufas: são respingos de calda bordalesa, um fungicida natural usado preventivamente para impedir algumas doenças. É pelo mesmo motivo que as uvas ficam "sujas" – dá pra ver …
Minhas orquídeas estão com fungos, tem receita caseira?
Lia Santos
Cecilia, doenças que causam manchas você trata fácil com vinagre de maçã, mas só quando estão no começo. Fungos e bactérias gostam de uma ligeira acidez no substrato. O vinagre é um dos ingredientes caseiros mais ácidos e o leite …
Dou churrasco e lota de moscas; existe planta pra afastá-las?
Melissa Dias de Oliveira Silva
Melissa, existem várias plantas que podem ajudá-la. As moscas não gostam do cheiro da arruda, do tagetes e do cravo-da-índia – também não curtem citronela, mas como essa erva é base para muitos inseticidas, pode ser que as moscas tenham ficado …
O Oncidium varicosum só pode ficar na sala? Quantas vezes rego?
Mariana Benjamim
Mariana, o Oncidium varicosum não precisa ficar enfurnado dentro de casa: essa espécie adora crescer sob a copa das árvores, enroscando-se naturalmente ao tronco. A maioria das orquídeas chuva-de-ouro aprecia algumas horas de sol por dia, de preferência o da …
Casca de frutas e verduras podem ir pras plantas?
Jéssica Ramos
Jéssica, cascas de frutas, verduras e legumes podem virar adubo se antes forem picadas e deixadas em composteira (veja como fazer uma super fácil aqui) por cerca de seis meses ou em minhocário pela metade do tempo. Colocá-las diretamente nas …
O que substitui a manta de bidim?
Jorge Luiz Pereira dos Santos
Jorge, a manta de bidim serve para evitar que a terra de um vaso ou canteiro suje as pedras que serão usadas no fundo, como camada de drenagem – e não as pedras ornamentais, que ficarão na superfície do solo. Ou …
Posso cortar as bromélias-imperiais altas e replantá-las?
Stella Maris
Stella, não é recomendável cortar a bromélia-imperial, porque a planta pode morrer. Se você estiver falando do caule mesmo, abaixo das folhas, as bromélias não se reproduzem por estacas e, sim, por brotações na base da planta-mãe. Agora, se o …
Que planta é essa super fedida?
Rossana Miyuki Kaneko
Rossana, esse é o famoso (com o perdão da palavra) antúrio-merda (Typhonium roxburghii). Bom, nem preciso explicar de onde vem o nome popular dele, né? Apesar de muito bonitas, as flores de cor vinho exalam esse cheiro de fezes para …
Quando suspender a rega das orquídeas?
Denis Alves de Araujo
Denis, o nome disso é "estresse hídrico": você deixa a planta sem água para que ela dê uma florada mais bonita. Não funciona com todas as orquídeas: se ela não tiver pseudobulbo (aquele gordinho embaixo), vai morrer em poucos dias …
Que flor é essa da foto?
André de Paiva
André, a planta da foto se chama biri (o nome científico é Canna edulis, variedade "Rubro-lutea"). Trata-se de uma planta bem comum em parques e praças públicas, justamente por não precisar de muita manutenção: ela cresce rápido até em solo …
Molho os cactos cada 20 dias, mas estão feios, por quê?
Vanessa Marques Lira
Vanessa, suculentas até conseguem passar longos períodos sem água, mas a estiagem deixa as folhas e caules enrugados e sem vida. Isso acontece porque a planta acaba retirando os nutrientes do pouco que armazenou em seus tecidos internos, desidratando com …
Que flor é esta que parece uma pintura?
Érica Cristina
Érica, a planta da foto é um bastão-do-imperador (Etlingera elatior), que dá flores muito vistosas vermelhas ou cor de rosa. As folhas dessa espécie lembram as das bananeiras, de quem é aparentada. Gosta de sol e de terra fértil mantida …
mostrar mais