página inicial / dúvidas

Minha Phalaenopsis perdeu todos os botões, o que houve?

Angélica Nascimento
© Carol Costa/Minhas Plantas

Angélica, as orquídeas podem abortar os botões ainda fechados se passarem por alguma situação de estresse, como uma mudança brusca de temperatura ou um transplante enquanto estiverem florindo. Elas fazem isso porque, ao se sentirem ameaçadas, produzem etileno, uma substância que faz a planta "jogar fora" tudo o que não é essencial. Mal comparado, é mais ou menos o mesmo que a lagartixa faz quando foge de um gato: ela descarta o rabo para sobreviver. No caso da lagartixa, ela faz isso para entreter o predador, mas as plantas o fazem para economizar nutrientes. Se ela pudesse, pensaria assim: "Xí, esfriou de repente, vai faltar comida! Preciso guardar energia!". É justamente por esse motivo que a gente evita mudar de vaso uma orquídea que esteja com botões ou flores. Além disso, com a entrada do Outono, os ventos ficam mais frios e a temperatura muda mais bruscamente. No seu caso, isso deve ter feito a orquídea abortar os botões sem nem abri-los. Continue tratando a moça com carinho e oferecendo adubo toda semana que logo ela percebe que não há nada ameaçando a vida dela – e voltará a florir. Quer um truque para que isso não aconteça na próxima mudança de estação? Fácil: ponha o vaso em local bem protegido de correntes de vento se notar que o tempo ficou frio demais.

Veja mais posts relacionados:
Como colocar uma orquídea numa árvore
Faça um transplante rápido de dendrobium
Quando devo trocar a orquídea de vaso?

Plantei minha orquídea no carvão e ela está feia, o que faço?
Elza Lopes
Orquídeas não devem ser cultivadas apenas em carvão, Elza. Essa é uma modinha que não consigo entender como surgiu, porque carvão seca MUITO depressa, e orquídea quase sempre precisa de umidade pra se desenvolver. Salvo casos de orquídeas rupícolas, aquelas …
Como acabar com mosquitinhos em meus vasos?
Suseli Corumba
Suseli, existem muitos tipos de mosquinhas que surgem nas plantas atrás de umidade e matéria orgânica. Há drosófilas, as moscas pequenininhas de banana, comuns também em composteiras, mosquitos variados e um grupo chamado de fungus gnats, que inclui a espécie …
Posso ter o bambu-mossô dentro de casa?
Gabriela Cabral
Bambu-mossô não é planta pra ambiente interno, infelizmente. Esteve na moda, nas capas de revistas, nos Pinterests da vida. Numa busca rápida pela internet é possível ver fotos do bambu-mossô em vários cômodos de uma casa – na sala, na …
A terra do meu vaso está cheia de bichinhos pequenininhos e minha planta está fraca e …
Tatiana Maciel
Tatiana, muitos bichinhos ajudam a decompor a matéria orgânica e atuam no solo. Se a planta está saudável, com nutrientes à disposição, esses bichinhos não fazem nada e até ajudam no desenvolvimento das raízes. No entanto, quando falta comida pra …
Pode me indicar livros de jardinagem?
Mibsam Lopes dos Santos
Mibsam, há muita coisa legal pra quem está começando. Eu lancei no ano passado um livrinho com dicas de jardinagem pra quem quer começar uma horta, chama Horta em Vasos!. Ele pode ser comprado em qualquer livraria e traz muitas …
Posso usar o chorume do minhocário nas orquídeas?
Claudia Bresciani
Claudia, esse líquido preto que sai do minhocário ou da composteira comum é tão rico em nutrientes, tão do bem, que a gente nem o chama de chorume e, sim, de biofertilizante. Ele surge durante o processo de decomposição da …
Meu cacto está com flores há anos, é normal?
Kátia Macêdo
Kátia, essas flores que aparecem na foto não são do cacto. Para chamar a atenção do consumidor, os produtores de cactos e suculentas espetam nas plantas flores-do-campo secas e tingidas de cores vivas (amarelo, vermelho e azul são as mais …
Existe mesmo uma flor que nasce à noite e morre de manhã?
Gabriel Monteiro
Gabriel, é verdade, sim. Existem muitas espécies de plantas que florescem de madrugada, quase todas de flores brancas e perfume bem forte, meio enjoativo, feito especialmente para atrair morcegos, mariposas e outros animais de hábitos noturnos. Uma das espécies mais …
Que plantas posso usar num terrário fechado?
Cidineia Santana
Cidineia, tem um montão de plantas que vão bem em umidade e sombra: calatheas, marantas, samambaias e musgos mil, scheflera, chifre-de-veado, lambaris, begônias, violetas. Em vez de decorar os nomes, mais legal é caminhar por áreas verdes observando e fotografando …
Posso usar esterco fresco nas plantas ou ele precisa curtir?
Shirley Diniz
Shirley, o esterco fresco tem altas concentrações de nitrogênio, por isso, se for usado diretamente no solo, pode queimar as plantas. Em jardinagem, normalmente usa-se o esterco curtido, o que nada mais é do que as fezes – de vaca, …
Por que feijão e girassol sempre morrem?
Maria Meow
Maria, pelo mesmo motivo que os cães e gatos não vivem tanto quanto um ser humano. O tempo de vida deles é mais curto do que o de outras plantas, entende? Girassol, feijão, alface, salsinha, ervilha, arroz... Todas essas plantas …
Como saber se preciso trocar a orquídea de vaso?
Zenaide Maria Del'Piero
Zenaide, o jeito mais fácil é cheirando o substrato: se estiver com cheiro ruim, de azedo, está na hora de trocar. O certo é cheirar bosque molhado, aquele odor bem característico de floresta, de chuva na grama, de coisas assim. …