Como plantar várias orquídeas numa morangueira

Plantar orquídea em morangueira? Veja só se essa proposta não é algo bem incomum mas que é danada de boa: um vaso perfeito pra quem quer cultivar várias orquídeas e poupar espaço, feito de um material muito bom pra manter as verdinhas úmidas na medida, mas que, originalmente, serve para cultivar morangos. Nossa jardineira Carol Costa mostra como é o passo a passo pra montar um mini orquidário em uma morangueira.

Vaso multiuso


Pensado pro cultivo de morangos, a morangueira costuma ser feita de terracota e possui várias aberturas laterais, além da do topo. Isso porque os morangos quando começam a se desenvolver não devem tocar o substrato ou apodrecem. Numa morangueira, vários pés de morango podem ser cultivados e os frutos se desenvolverem de forma pendente.

Orquídeas epífitas e terrestres


Dá pra usar a morangueira como um vaso comunitário pra orquídeas? Claro que dá e, nossa professora de jardinagem mostra como. Escolhendo espécies de orquídeas diferentes e usando a forma da morangueira de um jeito esperto, dá pra cultivar as epífitas na parte superior e até misturar algumas plantas terrestres na parte de baixo. Quer colocar algumas jiboias, por exemplo, junto das orquídeas? Na morangueira dá. Usando o substrato certo, como casca de pínus para as orquídeas e envolvendo suas raízes com esfagno, o mini orquidário tá pronto! Ah, e tem truque pra evitar que o vaso fique pesado além da conta.

Materiais mostrados no vídeo:
morangueira
vaso plástico
manta de drenagem
casca de pínus
musgo esfagno
Bokashi

Minhas Plantas recomenda