página inicial / blogs / Carol Costa

Orquídeas, as rainhas da mentira

© Carol Costa/Minhas Plantas
Cartola tinha razão quando cantava que "as rosas não falam" – só que o compositor carioca esqueceu de dizer que elas não se contentam em simplesmente exalar "o perfume que roubam de ti". Toda flor nasceu para mentir e ludibriar. Orquídeas, então, nem se fala, são as rainhas da enganação.

Para atrair o polinizador certo, as orquidáceas podem ter cores chamativas, labelos que lembrem insetos, pétalas perfumadas e até mesmo comestíveis, como é o caso do Cymbidium serratum. Nativa da China, essa espécie é alimento de um camundongo (Rattus fulvescens): enquanto ele devora a flor, esbarra nos grãos de pólen e os carrega para outro C. serratum, realizando a fecundação. A orquídea pode até ter sido sacrificada, mas sua próxima geração, não.

Perfumes e formas que imitam insetos


Dentre os gêneros que mais iludem os polinizadores estão as flores de Ophrys, não à toa chamadas popularmente de "orquídeas-abelhas". Típicas da Europa, essas orquídeas têm labelos que copiam quase à perfeição o corpo das vespas que as polinizam. Não bastasse tal artimanha, as Ophrys ainda produzem um ferormônio idêntico ao que as abelhas fêmeas exalam para atrair os machos. Pronto, está montada a farsa que ajudará as orquídeas a levar seu pólen a flores que estão distantes até vários quilômetros.

Outro grupo bastante famoso na arte de enganar é o dos Bulbophyllum. A cor das flores, seus pelos e o cheiro de carniça que elas têm fazem a mosca-varejeira achar que encontrou o lugar perfeito para botar seus ovos. Depois de perambular pela planta atrás da carne podre que vai alimentar seus filhotes, a mosca desiste – mas até que isso aconteça, ela andou tempo o bastante para ajudar a produzir os "filhotes" do Bulbophyllum.

Se você ainda tem alguma dúvida do "cinismo" das orquídeas, aqui vai o caso mais extremo de uma planta sacaneando seu polinizador. À primeira vista, o gênero Coryanthes tem flores de aspecto bizarro, mas uma olhada mais atenta mostra que as pétalas e o labelo foram modificados para formar um "laguinho" de óleos aromáticos muito atrativo para as abelhas Euglossini. Ao cair no líquido, o inseto se vê obrigado a rastejar por um dreno estreito – justamente onde estão escondidas as polínias. Se o inseto for muito pequeno, acaba morrendo afogado. Se for grande demais, idem. Para evitar equívocos, a Coryanthes tem uma espécie de "toldo", que ao mesmo tempo esconde o "laguinho" e também protege o líquido da chuva, que poderia diluir os óleos, revelando a armadilha para as Euglossini.

Coevolução - quando o os dois evoluem juntos


Como se vê, tudo é feito tão sob medida que fica difícil saber quem veio primeiro, se a planta ou seu polinizador. Os botânicos trabalham com a ideia de coevolução, onde os ajustes de um e de outro lado teriam ocorrido gradual e simultaneamente. Aliás, foi essa a conclusão a que chegou o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) ao estudar a orquídea-cometa (Angraecum sesquipedale). Ele estava intrigado em saber porque a espécie tinha um nectário tão longo, uma raridade entre as orquidáceas. Décadas depois de sua morte, os cientistas descobriram que o Angraecum é polinizado por uma mariposa que tem uma língua (o "probóscide") de 20 cm, o tamanho exato do nectário de A. sesquipedale. Trata-se da mariposa Xanthopan morganii praedicta, que precisa colar seu corpo à flor para alcançar o líquido açucarado que fica no fundo do nectário e, assim, esfregar na coluna os grãos de pólen de outro Angraecum, promovendo a reprodução da planta. Uma encenação tão bem feita que levou mais de 130 anos após a hipótese levantada por Darwin para, de fato, ser revelada. Que as mariposas não nos ouçam, mas elas vêm sendo "usadas" todos esses anos.
postado em 11/09/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Insetos benéficos para seu jardim

Seres crocantes embaixo dos seus pés Se permita um novo olhar para besouros, aranhas, baratinhas e outras criaturas cheias de perninhas que trabalham pesado para seu jardim viver cheio de borboletas Por Carol Costa "Manhê!!! Tem um BICHO aquiiiii!" Dona Bia invadia o banheiro, abria o box com superpoderes de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A mensagem das pragas

A mensagem das pragas O que pulgões, formigas e cochonilhas podem dizer sobre a maneira como lidamos com nossa alimentação e o cuidado com as plantas Por Carol Costa Como exterminar lagartas? É possível erradicar pulgões? Tem alguma receita caseira matadora para cochonilhas? Toda semana me deparo com esses apelos ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Porque algumas plantas não se desenvolvem na sua casa

Quando a insistência enraiza no quintal Se você já tentou dezenas de vezes ter uma planta e ela sempre morre, um novo olhar para a natureza talvez seja a salvação Por Carol Costa "É a quinta vez que tento ter _________ em casa." Complete o espaço em branco com a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas com flores pequenas e exóticas

Uma planta conversando com Deus Conheça algumas flores discretas, minúsculas ou exóticas que parecem não ter pegado a mesma senha que roseiras e jasmineiros. Por Carol Costa É aqui a fila da flor? – É sim, meu filho. No que posso ajudar? – Olha, eu tô muito precisado da sua ajuda. Tem ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Um jardim pronto ou plantado por você?

Um jardim para já O passo a passo secreto para fazer um projeto paisagístico de sonhos em apenas... uma vida! Por Carol Costa "De que sabor é esse doce que você está comendo, Laurinha?" A pequena olha a embalagem como se soubesse ler, pensa um pouco e diz "sabor de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ensinar jardinagem para crianças

Os feijões mágicos Eles não cresceram até revelar um lugar com a galinha dos ovos de ouro, mas trouxeram tesouros muito maiores para as crianças que aprenderam na escola a cultivar uma sementinha. Por Carol Costa "O meu ganhou! O meu ganhou!" Minha irmã entrou no quarto aos pulos, trazendo ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Brincar na terra e com plantas é bom para crianças e adultos

Tesouros escondidos lá fora Procurar bichinhos, subir em árvores, comer trevinhos e fazer bolo de barro são algumas aventuras que esperam você e seus filhos bem longe do computador. Por Carol Costa A receita era de família: um maço de trevos bem picados, água o quanto baste, dois punhados de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Terrários, mini-jardins e seus segredos

O segredo da floresta envidraçada Pequenos, fáceis de manter e perfeitos para ambientes internos, os terrários viram febre e atraem cada vez mais pessoas dispostas a cultivar folhagens em potes e garrafas de vidro Por Carol Costa De um lado da rua de cascalho fino, um cavalo pasta aos pés ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

30 dicas e truques que todo jardineiro deve saber

30 dicas e segredinhos de jardinagem Do primeiro feijãozinho no algodão ao terrário moderninho, a gente vai descobrindo uns macetes bons pra deixar as plantas bonitas por mais tempo — no aniversário da revista Natureza, separei alguns dos meus momentos preferidos de "como é que eu nunca soube disso antes?" Por ... (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e bichos de estimação

Como manter plantas e bichos de estimação em harmonia Será que existe algum jeito definitivo de ter um jardim bonito em casa sem abrir mão da companhia de cães e gatos? Por Carol Costa Cheguei na casa da minha irmã de surpresa, doida pra ver minha sobrinha. Havia espuma pra ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sétima semana

Este é o resumo da sétima e última semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sexta semana

Este é o resumo da sexta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
mostrar mais