- Nome popular costela-de-adão
- Outros nomes banana-do-mato, ceriman, monstera, abacaxi-do-reino
- Categoria folhagens
- Ordem Alismatales
- Família Araceae
- Subfamília —
- Tribo —
- Subtribo —
- Gênero Monstera
- Espécie Monstera deliciosa
- Origem Américas Central
- Tamanho até 12 metros
- Propagação por divisão de touceira e por estaca
- Iluminação meia sombrasombra
- Rega média água
- Plantio o ano todo
- Perfumada sim
- Floração primavera
- Frutos comestíveis
A costela-de-adão divide com a bananeira o símbolo máximo de planta tropical e não é pra menos, já que vai bem em todo o Brasil, das cidades quentes e úmidas do Norte às regiões serranas e frias do Sul do país. Tendo apoio, cresce como trepadeira, abrindo suas grandes folhas recortadas sobre muros, treliças e árvores — fica enorme, honrando o "Monstera" de seu nome. Também pode ser mantida no chão: tendo espaço, ela se esparrama horizontalmente formando um maciço impressionante.
Costela-de-adão possui fruto comestível
As folhas são tóxicas, mas o fruto maduro, não, e tem perfume e gosto que são uma mescla de abacaxi com banana, daí o "deliciosa" do seu epíteto científico. Entre agosto e outubro, sua inflorescência se aquece até 15ºC a mais do que o ambiente ao seu redor para exalar mais perfume e atrair besouros polinizadores. Para sua "monstrinha" ficar mais deliciosa, cultive em ambiente que receba sol apenas metade do dia, em solo úmido e com bastante matéria orgânica. Para cultivo em vaso, prefira a variedade miniatura, que deve ser mantida apoiada em uma grade ou tutor, perto de uma janela com muita claridade e algumas horas de sol.
O dia da costela-de-adão (#monsteramonday)
Segunda-feira é dia de fotos da costela-de-adão em muitas redes sociais, mas de onde surgiu isso? Esta folhagem tropical tem muitos fãs pelo mundo todo e eles adoram tanto a Monstera deliciosa (seu nome científico) que resolveram criar a hashtag #monsteramonday - "monstera" por motivos óbivios, e, "monday", de segunda-feira. Da mesma forma que o #tbt (de "throwback thursday", ou "lembrança de quinta-feira), a tag #monsteramonday é usada nas segundas-feiras para marcar as postagens da planta e enchem o Pinterest e Instagram de imagens da "monstrinha". Outra curiosidade, a costela-de-adão é chamada em inglês de "swiss cheese plant" (planta-queijo-suíço) ou "hurricane plant" (planta-furacão), e em alemão, de "Köstliches Fensterblatt" (planta-janela deliciosa).