- Nome popular acácia-amarela
- Outros nomes cássia-imperial, canafístula, chuva-de-ouro, cássia-fístula
- Categoria árvores
- Ordem Fabales
- Família Fabaceae
- Subfamília —
- Tribo —
- Subtribo —
- Gênero Cassia
- Espécie Cassia fistula
- Origem Índia e Sri Lanka
- Tamanho de 6 a 18 m
- Propagação por muda e por semente
- Iluminação sol pleno
- Rega pouca água
- Plantio o ano todo
- Perfumada sim
- Floração primaveraverão
- Frutos não comestíveis
Desde a novela Pedra sobre Pedra, uma árvore não ganhava tanto destaque na televisão como aconteceu com a acácia-amarela. A espécie deu nome à floricultura do personagem Bento (Marco Pigossi), o florista-galã da trama de Sangue Bom, novela das 19h da Rede Globo. A escolha do nome não poderia ser mais bem vinda, já que essa árvore tem uma das florações mais espetaculares do mundo.
Acácia-amarela, cássia-imperial ou chuva-de-outro é a mesma árvore
Originária da Ásia, a acácia-amarela (também chamada de cássia-imperial) tem sementes tão perfumadas quanto suas flores — há quem diga que o cheiro lembra o de alcaçuz. De setembro a fevereiro, seus galhos se enchem de cachos amarelos, o que lhe rendeu outro nome popular ainda mais impactante, chuva-de-ouro. Gosta de sol, exige pouca água e prefere solo rico em matéria orgânica – terra vegetal e húmus de minhoca em partes iguais é uma mistura certeira para o plantio. As sementes germinam com facilidade, mas, se quiser um efeito paisagístico rápido, prefira uma muda já crescida, facilmente encontrada em gardens centers. Por ser árvore sensível a transplante, estude bem o local em que ela ficará e não mude mais a planta. A melhor época para o plantio é na primavera, quando o clima está mais ameno e acácia-amarela corre menos risco de desidratação.
Acácia-amarela usada na medicina natural mas é tóxica
Na medicina natural, a acácia-amarela é considerada uma árvore de muitos benefícios. Suas flores têm ação laxante; as folhas agem contra problemas de pele; os frutos servem em casos de reumatismo e picada de cobra. Todas as partes da planta devem ser usadas sob supervisão médica, já que a espécie é considerada tóxica. Se quiser aproveitar a planta de forma mais segura, espalhe pela casa as vagens secas e abertas, mantendo-as fora do alcance de crianças e animais: em pouco tempo, elas perfumarão a casa toda. Conheça melhor a acácia-amarela no vídeo que nossa jardineira Carol Costa fez nas praias de Fernando de Noronha, aos pés de uma das mais bonitas árvores da famosa ilha brasileira.