Introdução aos Sistemas Agroflorestais

© Carol Costa/Minhas Plantas

A despeito de todo o avanço tecnológico que foi possível com a chamada Revolução Verde, a partir dos anos XX, a agricultura nunca foi tão insustentável. Toneladas de agrotóxicos são colocados em plantas produtivas, mas geneticamente frágeis, numa tentativa de controlar pragas cada vez mais destruidoras. Com a irrigação mecanizada, essas substâncias descem aos lençóis freáticos contaminando também rios e nascentes. Para piorar, as monoculturas ainda limitam a diversidade biológica, interferindo na qualidade do solo e nas defesas naturais das plantas.

Cada vez mais tem-se falado em usar as florestas como modelo de sustentabilidade. Lá, camadas da copa das árvores, das folhagens dos arbustos, de folhas secas e então de raízes superficiais protegem a biologia do solo, mantendo-o fértil por centenas de anos. A diversidade de espécies inibe a ação devastadora de pragas, que são controladas pelos próprios predadores naturais. Também as plantas são mais resistentes e produzem alimentos com maior poder nutritivo ao serem submetidas à seleção natural, na qual sobrevivem as mais fortes e saudáveis,

Esses são alguns dos temas tratados no curso gratuito de Introdução aos Sistemas Agroflorestais, ministrado pelos especialistas em permacultura e agroecologia Paulo Fonseca, Simone Bazarian e Peter Webb. Como as vagas são limitadas, corra para garantir sua vaga inscrevendo-se no Sesc Interlagos pessoalmente ou pelo telefone (11) 5662-9500.

curso

Introdução aos Sistemas Agroflorestais

Serviço

Introdução aos Sistemas Agroflorestais
Datas: 28/02 e 01/03, das 9h às 17h
Endereço: Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos, Av. Manuel Alves Soares, 1100, São Paulo (SP)
Investimento: gratuito mediante inscrição prévia
Inscrições: (11) 5662-9500

Data
Endereço
Investimento
Inscrições
Site