1º Bazar da Vila Romana

© Carol Costa/Minhas Plantas

Foi-se o tempo em que presente de Dia das Mães era coisa que se resolvia em shopping. A moda agora é garimpar um mimo exclusivo, de preferência em um lugarzinho charmoso que ninguém conhece. Se for um bazar, então, é certeza de bons achados e preços baixos. E esses são os primeiros motivos para você não perder o 1º Bazar da Vila Romana, em São Paulo, poucas semanas antes do pega-pra-capar do Dia das Mães.

Com a Vila Madalena cada vez mais saturada de barzinhos e os alugueis pela hora da morte, nos últimos cinco anos houve uma evasão de designers e artistas plásticos que, aos poucos, vêm sendo absorvidos pelos bairros vizinhos. Foi o que aconteceu com a Vila Romana, bairro paulistano onde ainda se pode ver os graciosos sobradinhos e "casas de vó", agora ocupados por ateliês, lojas de moda e acessórios, simpáticos empórios e bons restaurantes.

No 1º Bazar da Vila Romana, é possível encontrar uma boa seleção do que o bairro tem a oferecer. O espaço escolhido é a sede da Oficina Terracota, escola e ateliê onde são produzidos pratos, bowls e xícaras de cerâmica, entre outras peças. No último dia de evento, o ateliê organizará ao público a Queima do Raku, uma técnica japonesa que gera peças com um bonito efeito vitrificado.

Lá estarão os terrários Minhas Plantas, os famosos jardins em miniatura que nossa paisagista Carol Costa monta artesanalmente dentro de vidros. Taças, decânteres, garrafas e até mantegueiras viram base para um ecossistema vivo, onde as plantas produzem seu próprio oxigênio e reaproveitam a água. A solução é perfeita para espaços pequenos, lugares com ar condicionado e para quem ama plantas, mas tem dificuldade de mantê-las bonitas por muito tempo. Sua mãe já transformou a casa em floresta? Taí um presente diferente que ela provavelmente ainda não conhece!

Para mulheres gourmet, há os kits de chás e especiarias exóticas da Grão-Vizir, cujo dono, Marcelo Nastari, é um dos organizadores do bazar. Do Estúdio Cumaru vêm objetos utilitários, copos de cachaça, jogos de chá e charminhos que decoram a casa com bom humor. E para expor com boniteza essas peças todas no almoço do Dia das Mães, a Roupa de Mesa tem toalhas sofisticadas, porta-guardanapos, souplax e outros itens pra banqueteira nenhuma botar defeito.

Já a artista plástica Bianca Rêgo apresenta uma linha de tecidos pintados à mão, além de álbuns fotográficos perfeitos para as mães coruja guardarem as fotos dos filhotes. Também tem álbuns e bloquinhos e caderninhos e outras fofuras a Papel do Quintal, mas aqui eles recebem acabamento em fibras recicladas – a empresa vem exclusivamente de São Sebastião (SP) para o evento.

E tem ainda os vestidos e blusas em malha com aplicações românticas de flores, que poderão ser encontrados na Alpharrabyo, além de colares, anéis e brincos da designer Aurea Sacilotto, e as bolsas e carteiras da Connie Acessórios, com aquele acabamento artesanal que arranca suspiros da mulherada.

A programação inclui uma oficina de horta caseira com as herboristas da Sabor de Fazenda, mostrando ao vivo como montar um vaso de ervas que cabe em qualquer espacinho. E, para a hora da fomos visitantes poderão experimentar comidinhas preparadas ali mesmo pelo Grão-Vizir e pela The Social Pie – para as crianças, o pessoal do Papá Gourmet promete guloseimas saudáveis e saborosas, feitas com grãos, frutas, verduras e legumes orgânicos. E a organização ainda promete música ao vivo...

bazar

1º Bazar da Vila Romana

Serviço

1º Bazar da Vila Romana
Data: de 25 a 27/04, das 11h às 19h
Local: R. Espártaco, 804
Entrada: gratuita
Contato: (11) 99132-8078
Site: www.bazardavilaromana.com.br

Data
Endereço
Investimento
Inscrições
Site