Suco da sorte
Carol Costa
Daí que o Ano Novo enfim veio e você, que comprou aquelas romãs caríssimas só pra guardar as 12 sementinhas na carteira agora se vê sem muito o que fazer com o trambolho. Porque romã, minha gente, é fruta tão cara quanto pouco usada no Brasil. O que é uma pena, porque dá aqui que nem mato, crescendo com seus galhos desengonçados em qualquer cadim de terra fértil. Aí você se pergunta o que é possível fazer com uma romã quaaaase inteira que ficou na geladeira na esperança de terminar o Ano Novo mais feliz do que a romã da temporada 2012-2013.
Para preparar este suco delí, você não precisa de quase nada, exceto, claro, a já abençoada romã aberta. Moí o gelo para um efeito frozen, bem vindo nesses dias quentes de janeiro, mas você pode fazer com gelo em cubinhos que vai ficar bom do mesmo jeito. E se 12 sementinhas de romã já garantem a fortuna o ano inteiro, o que dizer de uma fruta inteira?
Ah, aproveite o bagaço que sobrar para deixar as sementes secando ao sol por uns dias e, então, espalhe romazeiras por parques, praças, terrenos abandonados... Isso, sim, dá sorte!
Ingredientes
- 1 romã grande (ou 2 médias)
- 300 ml de água gelada
- 2 col. (sopa) de mel
- 1 col. (sopa) de casca de laranja picada miúdo
- cubos de gelo
- 2 pauzinhos de canela
- 2 ramos de ervas aromáticas (hortelã, manjericão, tomilho, o que estiver bonito na sua horta)
15 minutos
2 copos
moleza
Modo de Preparo
1. Esprema as sementes de romã em uma peneira, pressionando para extrair o máximo de suco.
2. Adoce o suco com mel - mexa bem para que o líquido grosso se dissolva completamente.
3. Adicione a água gelada e a casca de laranja.
4. Distribua o suco em dois copos cheios de gelo.
5. Enfeite cada copo com um pauzinho de canela e um raminho de hortelã, manjericão ou tomilho. Para a foto, usei manjericão-roxo, que ficou bem charmoso.