página inicial / culinária / pães
© Cecília Santos/Cozinha da Ceci

Pão de leite caseiro

Cecília Santos,
do site Cozinha da Ceci
Ando muito animada em fazer pães e estou até pensando em publicar pelo menos quinzenalmente algumas das minhas experiências com eles. De todos os alimentos que podemos produzir em casa em vez de comprar industrializados acho que o pão é o mais rico. Tirando o pãozinho francês fresco (quem não gosta?) e os pães gourmet bem caros, os pães industrializados são uma porcaria.

Já faz tempo que eu preparo meu pão sem glúten para a semana. Ele tem a vantagem de não precisar sovar. Guardo na geladeira e de manhã passo 1 ou 2 fatias na frigideira com um pouco de manteiga e cubro com queijo cottage com um tiquinho de pimenta moída na hora. Muito bom!

Pão integral (como o que eu publiquei nesta receita) e outros cuja massa precisa ser sovada já demandam um pouco mais de tempo e trabalho, então, apesar de serem muito saborosos e inspiradores, nem sempre eu consigo preparar.

Ontem testei esta receita de pão de leite, do tipo de pão de forma (fininho e quase sem casca), que acabou sendo uma surpresa muito feliz. Só precisei misturar os ingredientes numa tigela usando o fouet (batedor de arame), colocar na forma para crescer e assar.

Ele tem sabor e textura quase de um brioche, muito macio. Apesar de só levar farinha branca (que não é nada nutritiva), acho que comporta outras possibilidades, vou testar nas próximas semanas.

A receita foi tirada de um livrinho da coleção Receitas de Sucesso União. Coloquei a massa na minha forma de silicone, que é grandinha, a massa cresceu demais e derramou. Acabei perdendo um pouco de massa e o pão ficou meio afundado. Da próxima vez vou testar em 2 formas de pão menores.

Ingredientes

- 1 xíc. (chá) de leite morno
- 1/2 xíc. (chá) de óleo de girassol
- 2 ovos
- 2 col. (sopa) de açúcar
- 1 tablete de fermento biológico fresco (ou 2 col. chá de fermento biológico seco)
- 2 xíc. (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
- 1/2 xíc. (chá) de aveia em flocos finos
- 1 col. (chá) de sal
Preparo: 3 horas
Rendimento: 10 fatias
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Em uma tigela grande, misture o leite, o óleo, os ovos e o açúcar.
2. Dissolva o fermento na mistura e reserve.
3. Em outra tigela, peneire as farinhas e a aveia.
4. Adicione o sal e despeje os ingredientes líquidos, misturando bem com um fouet.
5. Coloque em uma forma de pão bem grande ou em 2 médias (também pode ser feito em forma de anel) e deixe em local sem corrente de ar por 1 hora para crescer.
6. Asse em forno pré-aquecido, à temperatura média, até dourar. Retire da forma e deixe esfriar em uma grade.