página inicial / culinária / entradas
© Ângela Goldstein/Manual da Dona de Casa

Manteiga de salsinha

Ângela Goldstein,
do site Manual da Dona de Casa
Existe, no mundo, alguma coisa mais gostosa do que manteiga? Eu acredito que não. Aliás, na minha humilde opinião, toda comida fica infinitamente mais saborosa se acrescida de uma manteiguinha. Seja pra deixar um cuscus marroquino mais molhadinho, dar a selada necessária no arroz do risoto ou mesmo passar num pãozinho; o do café da manhã ou o do aperitivo que antecede o almoço do domingão.

Desde que eu descobri ser possível fazer manteiga em casa, minha vida mudou. O sabor é incomparável. O que estraga a manteiga industrializada que a gente compra no mercado é que ela geralmente não é pura, feita única e exclusivamente com creme de leite fresco do bão. Manteiga é gordura, pura e simplesmente, que se desprende do creme na hora em que ele é batido e deixa como resíduo o famoso buttermilk. Taí mais uma razão para você começar a fazer manteiga em casa, de brinde vem o buttermilk que você pode usar para fazer bolos, panquecas...

Chamar essa manteiga com salsinha de receita seria muita pretensão da minha parte. É mais uma dica amiga, um truque legal para fazer bonito nas reuniões e impressionar amigos e familiares. Também dá para fazer com manteiga industrializada, é só deixar amolecer e juntar o sal e a salsinha. Mas vamos combinar que não tem o mesmo charme...

Ingredientes

- 1 litro de creme de leite fresco
- 3 litro de água bem gelada
- < a href="http://minhasplantas.com.br/plantas/salsinha/" target="_blank">salsinha a gosto
- sal a gosto
Preparo: 30 minutos
Rendimento: 1 tablete
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Coloque o creme de leite na batedeira, cubra a tigela com um pano de prato e deixe batendo. Depois que o creme vira chantilly, fique esperto porque tudo acontece muito rápido e, se você descuidar, acaba com a cozinha imunda.
2. Quando o creme se separar em manteiga e buttermilk, guarde o buttermilk na geladeira.
3. Lave a manteiga com a água bem gelada até que o líquido saia transparente. Isso aumenta a durabilidade da manteiga e evita que ela fique rançosa em pouco tempo.
4. Tempere com sal e salsinha picada, misturando bem para incorporar.
5. Corte a manteiga em tabletes de 100 g e congele o que não for usar.