página inicial / culinária / massas
© Cecília Santos/Cozinha da Ceci

Macarrão com molho de espinafre

Cecília Santos,
do site Cozinha da Ceci
De repente o espinafre ficou muito popular aqui em casa e começou a aparecer em vários pratos. Confesso que não são muitas as verduras que fazem sucesso por aqui. Eu como pouca verdura cozida ou crua, mas o filho adolescente, esse não come nunca a verdura sozinha, só em certos preparos.

E como nosso consumo é pequeno, conservação é muito importante aqui, para evitar desperdícios. Com verduras de folha e ervas, eu faço assim: separo as folhas boas, lavo muito bem e retiro o máximo possível de água na centrífuga. Depois embalo num pano de prato limpo e sacudo bem. Daí guardo em uma tigela, intercalando com papel toalha. As verduras e ervas duram muito tempo assim, até duas semanas!

No caso do espinafre, costumo congelar as folhas higienizadas e secas em um saquinho. Depois de congeladas, é só apertar bem o saco com as mãos para ter espinafre picadinho. Dali ele pode ir direto para a sopa, o feijão ou outros preparos, como este que eu ensino aqui.

Gosto de cozinhar o espinafre no vapor, e para isso, nada melhor do que a panela de bambu. A minha comprei na Liberdade, mas, para a maioria das receitas, o espinafre nem precisaria ser pré-cozido. Também vale ter no freezer um pacote de espinafre congelado desses de supermercado.

Ingredientes

- 150 g de fusili
- sal a gosto
- 1/2 maço de espinafre
- 1 fio de azeite
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1 pitada de salsinha desidratada
- 1 pitada de cebolinha desidratada
- 1 caixinha de creme de leite
- pimenta-do-reino branca em grãos a gosto
- parmesão ralado a gosto
Preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Cozinhe a massa em água com uma pitada de sal.
2. Enquanto isso, pique o espinafre (pode ser pré-cozido no vapor ou não) e reserve.
3. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho.
4. Acrescente a salsinha, a cebolinha e o espinafre picado e refogue ligeiramente.
5. Adicione o creme de leite e mexa só até aquecer, sem deixar ferver.
6. Desligue o fogo, acerte o sal, moa um pouco de pimenta-do-reino branca por cima e misture bem com a massa. Sirva com queijo parmesão ralado.