página inicial / culinária / sobremesas
© Cecília Santos/Cozinha da Ceci

Goiabada cremosa

Cecília Santos,
do site Cozinha da Ceci
Eu gosto muito de doce. De todo tipo. Não consigo pensar em algum que me desagrade. Diferentemente de legumes, sabe? Com legumes é mais fácil eu contar os que eu gosto. A lista dos desafetos é grandinha e vem encabeçada pela berinjela. Mas doce, não, eu nunca encontrei algum que pudesse recusar. Tem sempre os favoritos, e no meu caso, são os doces de frutas: em compotas, em calda, cristalizados, glaceados... Troco aquele chocolate suíço por um doce de abóbora com coco sem pensar duas vezes.

Quando eu era criança, minha avó materna fazia alguns doces de frutas — eu me lembro especialmente do de laranja. Depois, durante alguns anos, minha mãe fazia doce de figo em calda, aproveitando as frutas de um pé no terreno do vizinho.

E eu não sei mesmo explicar por que nunca fiz goiabada antes, porque é bem fácil. Usei uma panela de ferro fundido revestida de cerâmica. O doce espirra durante o cozimento, mas nada fora de controle. O ideal é usar uma panela funda.

Ingredientes

- 1 kg de goiabas vermelhas (de 6 a 8 unidades)
- 2 xíc. (chá) de açúcar*
- 150 ml de água
- 1 col. (sopa) de suco de limão
(*xícara medidora de 250 ml)
Preparo: 70 minutos
Rendimento: 700 gr
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Lave as goiabas, retire as pontas e descarte, e corte a fruta em pedaços grandes. Bata no liquidificador com a água.
2. Passe o conteúdo por uma peneira e descarte as sementes.
3. Em uma panela funda (de preferência com revestimento cerâmico ou antiaderente), misture a fruta batida e o açúcar. Cozinhe em fogo moderado, mexendo a intervalos, durante 30 minutos.
4. Adicione o suco de limão e continue a cozinhar em fogo baixo por mais cerca de 30 minutos, até o doce estar espesso. Desligue, espere esfriar e consuma.