Clafoutis de amora e framboesa
Cecília Santos,
do site Cozinha da Ceci
Já fazia algum tempo que eu vinha acalentando a ideia de testar a receita de clafoutis (mas parece que só chama clafoutis se for feito com cerejas - versões com outras frutas levam o nome de flaugnard). Pesquisei as receitas na internet e a que me pareceu melhor e mais prática foi a do excelente blog da Patrícia Scarpin, o Technicolor Kitchen.
Eu tinha um potinho de framboesas e amoras congeladas e ontem finalmente preparei. E saiu a sobremesa mais saborosa que eu já provei! Ele tem a textura de um flan espesso e acetinado, e o sabor casou superbem com o azedinho das amoras e framboesas. O único problema é que demorou mais de uma hora para assar, e as framboesas acabaram ficando bem moles. Também achei meio chatinho sentir as sementinhas das amoras na boca, mas sei lá, eu não como amoras toda hora e não sei se é assim.
A versão da Patrícia, com ameixas cozidas, deve ficar muito boa - sem falar que ameixas não têm o preço quase proibitivo das amoras e framboesas. E claro, a receita com cerejas deve ficar incrível! Mas estou tentada a testar com frutas tropicais também!
Certeza que clafoutis vai ser minha sobremesa definitiva quando receber amigos! Além de tudo, é facílimo de preparar!
Ingredientes
- 4 ovos grandes
- 1 xíc. (chá) de açúcar
- raspas de uma fava de baunilha
- 3/4 de xíc. (chá) de farinha de trigo
- 400 ml de creme de leite fresco
1h30
15 porções
fácil
Modo de Preparo
1. Utilizando um batedor de arame (fouet), em uma tigela grande, bata os ovos com o açúcar e as raspas de baunilha.
2. Peneire a farinha por cima e bata até misturar bem.
3. Adicione o creme de leite e incorpore totalmente, sem bater demais.
4. Em um refratário largo e baixo, espalhe as framboesas e amoras, despeje a massa por cima e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que o centro do doce aparente estar firme (pode demorar mais de uma hora).