página inicial / culinária / sucos
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Chá de abacaxi

Juliana Valentini,
do site De Verde Casa
Nem pense em jogar no lixo (ou mesmo na compostagem!) as cascas das frutas que você come. No verão ou no inverno, de dia ou de noite, cascas rendem deliciosas bebidas, quentes e frias.

Abacaxi, maçã, maracujá, pêssego e ameixa são algumas das frutas que podem ter as cascas fervidas, basta que sejam lavadas com capricho. Nas primeiras vezes, enquanto você descobre se prefere sua bebida mais forte ou mais suave, coloque água o suficiente apenas para cobrir as cascas dentro da panela. E depois, fogo nela!

O tempo de fervura geralmente não precisa ser maior do que 15 minutos, mas isso você também vai aperfeiçoando à sua maneira. E para não ficar só no básico experimente misturas diferentes, adicione sementes e um pouco de polpa de maracujá para dar um azedinho, adoce com mel ao invés de açúcar, tome quentinho para espantar o frio ou ofereça gelado para as crianças no lugar de refrigerante.

Tem custo zero e é super saudável, sem falar no perfume delicioso que deixa em casa!

Ingredientes

- cascas de 1 abacaxi
- mel a gosto
- polpa de maracujá a gosto
- folhas de hortelã a gosto
Preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 xícaras
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Pique grosseiramente as cascas do abacaxi, coloque em uma panela e adicione água só o suficiente para cobrir as fatias.
2. Deixe ferver por 15 minutos.
3. Adicione mel e polpa de maracujá a gosto. Sirva quente, como chá, ou frio, com pedras de gelo, como refresco.