A história da produção de baunilha

© Carol Costa/Minhas Plantas

"– Uns quinze anos atrás, meu pai foi convencido por um francês a investir numa plantação de baunilha no Taiti, mas a plantação não deu certo.
– O clima é perfeito e as trepadeiras cresciam, chegavam a dois metros de altura. Davam flores do tamanho de um punho, que vicejaram e morreram sem nunca der uma maldita fava. O que foi que deu errado?"

O diálogo acima foi extraído do livro A Assinatura de Todas as Coisas, de Elizabeth Gilbert, autora do best-seller Comer, Rezar, Amar. Apesar de ser uma ficção, o romance tem sólida base histórica, inclusive no que diz respeito à Vanilla, gênero de cerca de cem espécies das quais se extrai a baunilha.

A viagem da baunilha da América Central para à Europa


No livro como na vida real, essa orquídea trepadeira originária da América Central foi levada à Europa pelos espanhóis, onde seu inconfundível aroma conquistou a nobreza. No início do século XIX, botânicos e exploradores se lançavam em expedições ao México e à Guatemala, de onde retiravam mudas de Vanilla planiflora para cultivá-las no Taiti, Indonésia, Madagascar, Polinésia Francesa e em outras colônias de clima tropical.

Curiosamente, a planta prosperava bem nesses países, mas não frutificava. Só que era justamente a fava comprida, seca e fermentada que interessava, aquela maravilha gerada pela flor fecundada, onde uma alquimia de mais de 250 ingredientes ativos produz o mais caro aromatizante vegetal do mundo, a vanilina. Para se ter uma ideia, o extrato natural da baunilha pode custar US$ 4 mil o quilo, disputado a tapa por indústrias tão diversas quanto a de alimentos e a de perfumes. Nem toda a tecnologia foi capaz de suplantar a natureza, de modo que o aroma artificial de baunilha não chega aos pés do buquê produzido até mesmo por espécies consideradas menos aromáticas, como V. Java, V. tahitensis e V. Pompona, usadas na produção de charutos e cosméticos.

Fã de temperaturas que nunca ficam abaixo dos 20ºC, esse gênero de orquídeas aprecia sol direto pela manhã, alta umidade do ar e ambiente arejado. Suas folhas e caules são carnosos, dando à planta a aparência das suculentas. Se cultivada em terra bem adubada, a baunilha passa dos 2m de altura, produzindo flores amarelo-esverdeadas entre o segundo e terceiro ano de cultivo.

Porque as orquídeas de baunilha não dão favas?


E aqui voltamos à pergunta do romance: por que as baunilhas não dão flores fora de seu habitat natural? A resposta, dada corretamente por outro personagem, é que elas necessitam de polinizadores especializados para frutificarem – no caso, abelhas e beija-flores endêmicos da América Central, capazes de driblar a complexa morfologia da flor e levar com êxito os grãos de pólen ao ovário. É graças a esse trabalho eficiente que a baunilha encapsula e, depois de nove meses, está em ponto de colheita. Após esse período, a fava passa por três banhos em água quente, quase fervente, para começar o processo de fermentação e secagem que vai intensificar o perfume das minúsculas sementes.

Na impossibilidade de "importar" os polinizadores, os produtores de Vanilla recorrem a um artifício delicado e trabalhoso, a polinização manual artificial. É exatamente como soa: com um pincel e mãos ágeis, um trabalhador imita o inseto ou pássaro, "pincelando" flor a flor na tentativa de fecunda-las. Isso e mais os riscos de contaminação por fungos e bactérias durante o processo de secagem das favas torna o cultivo de baunilha extremamente elaborado – e caro.

Plantando baunilha na sua casa


No Brasil, especialmente na região amazônica e no que restou da Mata Atlântica, tenta-se ainda timidamente cultivar Vanilla planiflora apoiada em mudas jovens de seringueiras e limoeiros. Mesmo aqui, a polinização precisa ser manual e ainda tem baixa produtividade. Portanto, se quiser ter uma Vanilla em casa, não espere colher tão cedo os louros – ops, os frutos! – de um bom cultivo.

postado em 2/09/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Planta Comigo em Holambra

Plantar o próprio alimento pode ser gostoso e divertido. Ainda mais se reunir a família e os amigos. Usar a técnica da espiral de ervas te proporciona uma experiência completa. Num único lugar, você vai conseguir reunir mais de 40 variedades de plantas. De alecrim a sálvia, de almeirão a … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e pets felizes

Cães que adoram cavar o jardim. Gatos que preferem usar seu canteiro ao invés da caixa de areia. Filhotinhos que resolvem mastigar folhas ou escalar as plantas. Ter a companhia de plantas e animais domésticos em casa é gratificante mas, existem truques pra impedir que essas pequenas travessuras possam acontecer. … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como começar uma horta em casa do jeito certo

Esta é pra quem quer começar a cultivar seus próprios alimentos em casa, mesmo que tenha pouco espaço. Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e te levar do "tenho medo de plantar" ao "uau, tudo isso fui eu quem plantou!". Na foto que ilustra este texto, Carol … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol Costa começou matando plantas, da mesma forma que todos nós. Não se conformou, e depois de estudar, trocar a carreira de jornalista pela de jardineira, ela compreendeu o que esses serezinhos verdes precisam. De toda essa experiência … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
Mais