Aula 6 do Rebrota – pragas e doenças: os inimigos da planta

As aulas do REBROTA estão disponíveis pros alunos da Universidade Minhas Plantas, como bônus.
Se você ainda não é aluno, clique aqui pra fazer sua assinatura.

Clique pra ler os resumos das outras aulas do Rebrota:
Aula 1 do Rebrota – planta: a moradora
Aula 2 do Rebrota – vaso e substrato: a casa da planta
Aula 3 do Rebrota – água e adubo, a comida da planta
Aula 4 do Rebrota – mudas e sementes: os filhos da planta
Aula 5 do Rebrota – seres benéficos: os amigos da planta

A nossa jornada do Rebrota chegou ao fim, verdim! Foram seis aulas incríveis, com um montão de conteúdo pra quem quer entender o universo da jardinagem. Quando o assunto é o verde, tudo está interligado: da planta adulta às mudas e sementes, do ao vaso à rega, do substrato à adubação, dos seres amigos às pragas e doenças. E, pra fechar o Rebrota, a última aula foi sobre essas tretas que podem encher de ira o jardineiro iniciante: tretas causadas por doenças e pragas. Cochonilhas, fungos, pulgões e afins existem em qualquer jardim mas, o segredo que a experiência nos ensina é: não deixe a coisa fugir do controle.

A vontade de ter plantas saudáveis é tão grande que, quando surge alguma praga, a vontade é de exterminar tudo o que aparece pela frente. Conta até dez e, use o seu olhar mais atento, uma ferramenta indispensável pra ser um bom jardineiro. Quem conhece a planta, nota rapidamente o surgimento de mordidas, manchas ou bichinhos. Entre na deles e brinque de esconde-esconde com esses seres: vasculhe o verso da folha, uma parte específica do caule ou um vaso abandonado (#quemnunca). Doenças também são identificadas e resolvidas mais facilmente no começo, se você souber os sinais que deve procurar. Treinar o plantês é o jeito mais fácil pra ouvir a planta e entender o que ela quer contar. Vê só quanta informação você tem agora, depois dessa live:

– as muitas espécies de cochonilhas
– o porquê das pragas surgirem
– falta de cálcio e outros nutrientes
– escova, sabão de coco e álcool isopropílico
– pulgões de todos os tamanhos e cores
– receitas de detox e caldas naturais
– formiguinhas sinalizam, elas não são o problema
– gergelim versus formiga cortadeira
– pets longes do jardim, com segurança
– telas pra proteger as plantas
– como espantar lagartas
– conhecendo os minúsculos ácaros
– moscas brancas e fungus gnats
– iscas pra usar quando a coisa fica feia
– os muitos tipos de vaquinhas

Ainda deu tempo pra analisar um monte de fotos que os verdinhos enviaram e identificamos juntos as sinalizações das tretas, tanto nas plantas quanto no ambiente. Agora, você tem um montão de informações, pra manter as pragas longe de uma forma natural, sem declarar uma guerra ou uma revolução. Até porque, revolucionária é a jardinagem, essa atividade gostosa e transformadora. Na live, conhecemos exemplos de pessoas que encontraram nas plantas uma motivação e reacenderam a sua luz interior. Foi essa a intenção do Rebrota: levar pra pessoas a oportunidade de conhecer mais sobre as plantas. Por ter chegado até o fim da jornada do Rebrota, aqui tem um presente pra você, verdim: um desconto de 50% pra sua inscrição na nova turma da Universidade Minhas Plantas. Imagina só o quanto você aprenderá com o acesso a todos os conteúdos que criei e disponibilizei num único lugar. Você ainda terá a ajuda da equipe treinada por mim, pra tirar suas dúvidas, a hora que quiser!

A jardinagem proporciona a reconexão com o mundo e o entendimento de que tudo é interligado. Essa visão foi um dos motivos pra criarmos a Universidade Minhas Plantas: disponibilizar, em um só lugar, todas as minhas aulas. Lá, você encontra informações em vídeo sobre solo, regas, adubação e pragas. Poderá aplicar esse conhecimento em áreas, como produção de alimentos com hortas, reprodução de plantas, técnicas de cultivo de orquídeas e criação de arranjos com suculentas. Você escolhe o que quer estudar, na ordem que achar melhor e, pode tirar sua dúvida em tempo real, tudo online. Uma floresta de informações te espera e, você sempre terá novos cursos e conteúdos pra continuar seu aprendizado sobre o universo das plantas. Quero que você use o exemplo da maior virtude das plantas: a generosidade. Permita-se tentar, errar, treinar e aprender com esses serezinhos verdes incríveis. Procure fazer o que você gosta, reencontre a alegria que faz sua luz brilhar, exercite a generosidade e dê a você a oportunidade de encontrar nas plantas o seu caminho. Rebrota, verdim!

Te espero na Universidade Minhas Plantas!
Beijo, Carol Costa

Inscreva-se na Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Materiais e links mostrados no vídeo:
isca pra insetos
fertilizante Enxofre Concentrado Forth 60 ml
controle biológico de lagartas
todos os produtos das lives do Rebrota

Links de dicas e receitas contra pragas e doenças:
pulgão, cochonilha e percevejo: combata com o Detox de pragas
formigas: identifique e evite
ácaro: achou as teias características ou o ralado nas folhas parecendo sarna?
como evitar lesmas e caracóis nas plantas
como tratar e evitar o oídio
mosquitos nas plantas: o que fazer

Minhas Plantas recomenda