Mão na Terra – aula 4: Eu FAÇO sementes brotarem!

Assine a Universidade Minhas Plantas com um super desconto (clique aqui).
As aulas do Mão na Terra estão disponíveis pros alunos da Universidade Minhas Plantas, como bônus. Veja o resumo do conteúdo na descrição abaixo.

E chegou nossa última aula do Mão na Terra! Foram quatro dias de muita diversão, risos e conhecimento compartilhado pra que você receba a jardinagem de braços abertos na sua casa. Plantar é fácil, é gostoso e é uma troca de gentilezas entre gente e planta. As verdinhas são seres inclusivos que recebem nossos cuidados e nos dão seus frutos e beleza sem julgar, ó que coisa mais generosa! Tanto que, comecei a aula dando dicas pra pessoas que possuem limitações físicas conseguiram colocar as mãos na terra e ter a companhia das plantas – verde pra todo mundo!

Mostrei como a jardinagem é pra todas as idades e vai muito além de classes sociais e localidades. Quer melhor exemplo do que o vaso que montei juntando plantas em fases diferentes (sementes, mudinhas e planta já crescidinha) pra que, em momentos diferentes, dê pra colher fruto, folhas raízes e flores? Tinha coentro que despertei quebrando a dormência e semeei num vaso onde já tinha um tomate adolescente e que ainda recebeu a companhia de mudinhas de alface, alho já enraizando e calêndulas. Todas essas verdinhas convivendo numa boa e dividindo nosso cuidado e atenção pra nos retribuir com alimento fresquinho em casa! Vem cá, tem muito mais coisas nesta lista da nossa jornada cheia de aprendizados:

– entendendo o pacote de sementes
– raleio do tomate
– plantando no mesmo vaso
– colher folha, raiz, fruto e flor
– técnica do jogo da velha na horta
– plantio de acordo com a região e época
– verde na parede e no chão: suportes pra vasos
– jardim vertical
– jardim cara de luxo e riqueza e com pouco investimento
– mudas de capim-limão

Quatro dias de muita informação pra você ter, durante essas lives, o máximo de conhecimento que eu poderia entregar. Se quiser continuar os estudos e aprender ainda mais, fiz uma baita promoção pra levar você pra Universidade Minhas Plantas, numa turma nova que começa hoje. Demos um passeio no maior centro de jardinagem online do Brasil e, vimos, juntinhos, como é navegar dentro da Universidade Minhas Plantas. Espiamos os seis módulos (Horta em Vasos, Arranjos com Suculentas, Como Tirar Mudas, Orquídeas sem Frescura, Paisagismo em Vasos e Minijardins, e logo teremos o Frutíferas) e ainda vimo a quantidade enorme de extras (assim como o Mão na Terra, que tá disponível pros alunos da UMP) e um montão de tabelas de adubos, espécies de plantas, lista de produtores e fornecedores, plantas baixas e desenhos, tudo pra você assistir com calma e sem correria, no horário que achar melhor. Imagina ter na sua casa jardins, hortas em vasos, orquidários, arranjos e decorar seu lar com plantas! Tudo com a mesma didática da jardinagem fácil e acessível que vimos juntinhos nessas lives, mas com uma mega produção filmada com câmeras de cinema, e aulas gravadas em estufas e hortas profissionais. Tudo com essa jardineira piracicabana aqui, traduzindo os termos técnicos e pulos do gato dos grandes produtores pro nosso idioma oficial, o plantês, fácil de entender e divertido. Tem link aqui, pra você se inscrever com o super desconto e começar hoje mesmo suas aulas na ordem que quiser e no conforto da sua casa, verdim: (clica aqui) – ah, terá sorteio de kits com meus livros, tesoura, adubo e plaquinha de identificação pra quem se inscrever até sábado, por boleto, PIX ou cartão!

Teve tempo ainda de continuarmos com a nossa receita de adubo caseiro de arroz e truques pra manter pets e plantas (duplinha amo-adoro S2) convivendo numa boa na sua casa. Treinamos o olhar pra observar as dicas que a planta nos dá através das folhas e interpretar o surgimento de verdinhas que aparecem pra indicar que tem algo diferente rolando no jardim ou vaso. Ainda teve uma garrafa, fitas coloridas e uma forma muito visual de entender como macro e micronutrientes cooperam pra fazer com que a planta cresça e se desenvolva em equilíbrio.

Ufa! Essa aula foi incrível e, espero que tenha curtido cada minuto do jeito que eu e minha equipe nos divertimos, verdim! Espero te encontrar na Universidade Minhas Plantas, pega na minha mão e vem?

Beijo, Carol Costa

Se quiser continuar os estudos, aqui tem um link com um descontão pra se tornar aluna da Universidade Minhas Plantas (é só clicar aqui).

Mais links


Detox de pragas
Todos os meus livros, na Loja Minhas Plantas
tesoura de desbaste
Forth Bokashi
Mais produtos, na Loja Minhas Plantas
Resumo da aula 1
Resumo da aula 2
Resumo da aula 3

Quero ser aluno da Universidade Minhas Plantas com desconto! (clica aqui)

Minhas Plantas recomenda