página inicial / vídeos

Jardim com CASINHA DE MADEIRA e flores comestíveis em 5 metros quadrado

Acha impossível criar um jardim em um espaço pequeno? Desafio aceito! Começa hoje o Sob Medida, a nova série da STIHL Ferramentas e do Jardim das Ideias, apresentada pela nossa jardineira, Carol Costa. Neste primeiro episódio, Você vai aprender a montar um jardim para crianças, com direito a casinha de madeira, escorregador e flores comestíveis — tudo isso em 5 metros quadrados. Imagina só uma casa pra garotada se divertir, em uma área um pouco maior do que uma cama king size? O primeiro passo foi podar a grama pra pedras e raízes, o que atrapalharia a construção do jardim. Com o auxílio de uma perfuradora de solo, nossa louca piracicabana fez os furos pra que seu ajudante, Remi Feilstrecker, pudesse encaixar os quatro mourões de eucalipto tratado que serviram de base pra casinha. Com a ajuda da motosserra (lembra da Marieta, do "50 Dias de Verde"?), seu Remi cortou as tábuas pra construir toda a estrutura.

Uma flor segura para usar em jardim com crinças e pets


Para deixar o lugar muito mais alegre, Carol escolheu begônias (Begonia elatior), flores de longa duração, perenes e comestíveis, perfeitas pra um ambiente onde circulem crianças ou bichos de estimação. Também fez parte deste mini jardim um fícus-lirata (Ficus lyrata), árvore com folhas largas e que vai bem em vasos e no ambiente sombreado do lugar. Carol colocou ainda bastante areia no chão, garantindo a segurança na saída do escorregador, e um telhado de fibra ecológica. Vasos suspensos com lírios-asiáticos (Lilium hybrid) aumentaram o colorido. Um truque para quem quer lírios – remover a pequena haste da flor onde existe o pólen. Isso garante roupas sem manchas, evita espirros (algumas pessoas e animais podem ser alérgicas) e de quebra, aumenta a durabilidade da flor.


Uma das janelas recebe uma quantidade maior de luz solar, e ainda tinha o incômodo de ficar bem de frente para outro apartamento. A solução esperta foi usar uma tela, e com uma planta, criar uma cortina natural para barrar o sol e dar mais privacidade. A espécie escolhida foi a lágrima-de-cristo. Com seus galhos lenhosos, esta trepadeira dá flores brancas com uma bolinha vermelha no centro, e atrai passarinhos.

O segundo episódio do Sob Medida já está disponivel. Veja o jardim que nossa louca piracicabana Carol Costa criou em um espaço de 4m² clicando aqui.

Links e parceiros:
STIHL Ferramentas
Jardim das Ideias
Vasos Vasart
Floricultura Winge
Veiling Holambra