página inicial / vídeos

VARANDA cheia de plantas com JARDIM VERTICAL – #ALoucaDasPlantas ep. 4

O quarto episódio do A Louca das Plantas, no canal GNT, foi especial para moradores de apartamento. Varandas, sacadas ou terraços costumam ser o "quintal" de quem mora em prédios, mas nossa jardineira Carol Costa sabe que onde cabe uma varanda-gourmet, sobra espaço para um jardim espetacular. Claro que existem desafios a serem levados em consideração e, neste caso, após a avaliação técnica, descobriram um teto de gesso e uma parede com encanamento que não poderiam receber nenhum furo, prego ou parafuso. Outro detalhe: a equipe não poderia colocar nada de tintas ou mudanças no layout da fachada do edifício. Nossa louca piracicabana arregaçou as mangas e providenciou um jardim vertical, muitas orquídeas e ainda incríveis arranjos florais.

Os jardins verticais da varanda


Dois painéis verdes foram criados: um deles foi montado na única parede que poderia ser furada e nela fixaram uma grade para servir de suporte das plantas (veja um vídeo detalhado de um painel similar clicando aqui). Para prender os vasos plásticos em meia-lua, foram usadas abraçadeiras de nylon (ou fitas Hellerman) (veja um vídeo detalhado aqui e o painel pronto aqui). O outro paredão verde foi montado numa estante de metal, e com uma caixa de madeira para receber o escoamento da água. E aqui, um truque super esperto: uma manta de drenagem escura na parte de trás dessa estrutura cria um fundo para destacar as plantas e ainda evita que seja necessário usar impermeabilizante na parede (nada de pinturas, lembra?). Aí, foi só escolher as plantas que gostam de sombra e calor: espécies pendentes como jiboias e samambaias, folhagens como filodendro, begônia Beleaf e Calathea orbifolia, além de flores como o ciclâmem e orquídeas Phalaenopsis. De quebra uma placa com musgo preservado ou liofilizado – não confunda com musgo seco ou desidratado. O musgo utilizado no programa dura até 10 anos! (Quer conhecer o musgo? neste vídeo tem um arranjo feito com ele).

As plantas usadas nos arranjos florais


A cereja do bolo deste episódio foram os arranjos florais que enfeitam a mesa e outros dois ao lado da TV, todos eles criações de Marcio Leme. O talento florista utilizou alpínia-rosa, bastão-do-imperador, sementes de scheflera, folhas de mini costela-de-adão e Calathea insignis, cordyline-chocolate, Echeveria, cachos de amarantos, e muitas outras espécies. Aqui tem um post com todas elas listadas e, no final do texto, todos os links de fornecedores e parceiros. Ah, claro, nosso seção de vídeos também tem muitos tutoriais e explicações da nossa jardineira Carol Costa para quem quer se aprofundar e conhecer mais sobre tantas espécies, técnicas e verdices. Aproveita e se inscreve no canal no YouTube pra receber os avisos de vídeos novos em primeira mão. Reparou que ainda tinha terrários pequenos e grandes (como este grande e este enorme)na varanda? Pois é, a Louca das Plantas coloca verde em todos os lugares, até mesmo em um cantinho ou dentro de um vidro!

Links de fornecedores e parceiros (ordem alfabética):


Companhia das Folhas
Echeverias van Kampen
Flora Fujimaki
Floral Atlanta
Holambelo Flores e Plantas
Magna Flora
Marcio Leme, florista
Milplantas
R. Acosta Plantas Ornamentais
Shopping Garden
Sodimac
Spagnhol Plantas Ornamentais
Terra Viva
Wallflower Brasil

Quer ver conteúdos exclusivos sobre o "A Louca das Plantas"? Clique aqui para ver todos os vídeos publicados.