VARANDA cheia de plantas com JARDIM VERTICAL – #ALoucaDasPlantas ep. 4

O quarto episódio do A Louca das Plantas, no canal GNT, foi especial para moradores de apartamento. Varandas, sacadas ou terraços costumam ser o "quintal" de quem mora em prédios, mas nossa jardineira Carol Costa sabe que onde cabe uma varanda-gourmet, sobra espaço para um jardim espetacular. Claro que existem desafios a serem levados em consideração e, neste caso, após a avaliação técnica, descobriram um teto de gesso e uma parede com encanamento que não poderiam receber nenhum furo, prego ou parafuso. Outro detalhe: a equipe não poderia colocar nada de tintas ou mudanças no layout da fachada do edifício. Nossa louca piracicabana arregaçou as mangas e providenciou um jardim vertical, muitas orquídeas e ainda incríveis arranjos florais.

Quer fazer um jardim vertical também? Aqui tem todas as informações sobre jardim vertical publicadas no site, reunidas para criar um guia completo!

Os jardins verticais da varanda


Dois painéis verdes foram criados: um deles foi montado na única parede que poderia ser furada e nela fixaram uma grade para servir de suporte das plantas (veja um vídeo detalhado de um painel similar clicando aqui). Para prender os vasos plásticos em meia-lua, foram usadas abraçadeiras de nylon (ou fitas Hellerman) (veja um vídeo detalhado aqui e o painel pronto aqui). O outro paredão verde foi montado numa estante de metal, e com uma caixa de madeira para receber o escoamento da água. E aqui, um truque super esperto: uma manta de drenagem escura na parte de trás dessa estrutura cria um fundo para destacar as plantas e ainda evita que seja necessário usar impermeabilizante na parede (nada de pinturas, lembra?). Aí, foi só escolher as plantas que gostam de sombra e calor: espécies pendentes como jiboias e samambaias, folhagens como filodendro, begônia Beleaf e Calathea orbifolia, além de flores como o ciclâmem e orquídeas Phalaenopsis. De quebra uma placa com musgo preservado ou liofilizado – não confunda com musgo seco ou desidratado. O musgo utilizado no programa dura até 10 anos! (Quer conhecer o musgo? neste vídeo tem um arranjo feito com ele).

As plantas usadas nos arranjos florais


A cereja do bolo deste episódio foram os arranjos florais que enfeitam a mesa e outros dois ao lado da TV, todos eles criações de Marcio Leme. O talento florista utilizou alpínia-rosa, bastão-do-imperador, sementes de scheflera, folhas de mini costela-de-adão e Calathea insignis, cordyline-chocolate, Echeveria, cachos de amarantos, e muitas outras espécies. Aqui tem um post com todas elas listadas e, no final do texto, todos os links de fornecedores e parceiros. Ah, claro, nosso seção de vídeos também tem muitos tutoriais e explicações da nossa jardineira Carol Costa para quem quer se aprofundar e conhecer mais sobre tantas espécies, técnicas e verdices. Aproveita e se inscreve no canal no YouTube pra receber os avisos de vídeos novos em primeira mão. Reparou que ainda tinha terrários pequenos e grandes (como este grande e este enorme)na varanda? Pois é, a Louca das Plantas coloca verde em todos os lugares, até mesmo em um cantinho ou dentro de um vidro!

Links de fornecedores e parceiros (ordem alfabética):


Companhia das Folhas
Echeverias van Kampen
Flora Fujimaki
Floral Atlanta
Holambelo Flores e Plantas
Magna Flora
Marcio Leme, florista
Milplantas
R. Acosta Plantas Ornamentais
Shopping Garden
Sodimac
Spagnhol Plantas Ornamentais
Terra Viva
Wallflower Brasil

Quer ver conteúdos exclusivos sobre o "A Louca das Plantas"? Clique aqui para ver todos os vídeos publicados.

Minhas Plantas recomenda