página inicial / vídeos

SALA pequena transformada em FLORESTA – #ALoucaDasPlantas ep. 7

Sabe o que é verde e cabe dentro de uma sala? UMA SELVA! Foi exatamente o que respondeu nossa jardineira Carol Costa no episódio 7 do A Louca das Plantas, o programa do Canal GNT. Ela mostrou que é possível transformar um dos cômodos de um apartamento numa URBAN JUNGLE pra bicho nenhum botar defeito. A criação da selva urbana particular do casal Fernanda e Andres foi uma festa para nossa louca piracicabana. Quem assistiu pode ver a transformação de um cômodo de um apartamento em uma floresta em plena cidade, com uma variedade enorme de espécies de plantas.

As plantas usadas na urban jungle


A enorme sala com sua ampla janela foi como uma tela em branco para nossa jardineira colorir com muitas plantas e texturas – só de espécies de samambaias, foram 9 tipos diferentes, como a samambaia-prateada. Muitas plantas escolhidas para compor o espaço se beneficiam da claridade que a grande janela fornece, como as folhagens quase rosas da aglaonema "lauan" (cuidado que ela é tóxica). Outra estrela foi a brasileiríssima calatéia-lutea (Calathea lutea), com folhas tão grandes e exuberantes, que confundiu muita gente – teve quem jurou que a planta era uma bananeira! Suspenso em um suporte no teto, o gigantesco chifre-de-veado impressionou pelo seu porte e gerou uma dúvida: como regar uma planta tão grande? Carol Costa conta o truque: a planta ganha um bom banho em uma bacia semanalmente, e sachês com bokashi espalhados no vaso garantem uma adubação natural e orgânica. O chifre-de-veado (que parecia de alce, de tão grande) agradece esses mimos brilhando na sala. Teve até árvore: o ficus-elástica (Ficus elastica variegatum), ganhou seu lugar em um grande vaso no chão.

Vasos e suportes para compor o cenário da selva urbana


Falando em vasos, nossa louca jardineira abusou da volumetria para criar este cenário verde exuberante. Pode parecer uma palavra complexa, mas volumetria não é nada mais do que dispor as plantas de acordo com o seu tamanho (ou volume). Lembra quando a gente era criança e ficava em fila na escola? Os grandões atrás, depois os médios e, na frente, os pequenos: isso garantia que todos fossem observados pelos professores. E foi o que nossa mestre jardinística fez: colocou as plantonas lá atrás, as que precisavam de um apoio por serem baixinhas, ficaram sobre suportes. Assim, todas elas – verdonas e verdinhas – ficaram posicionadas no lugar certo para receber sua dose diária de sol e os olhares (de contemplação ou de cuidados) dos moradores e visitantes. Os suportes utilizados foram de vários materiais e formatos: ferro, madeira, alumínio... tanto quanto as formas das plantas da urban jungle.

Móveis confortáveis que combinam com uma sala cheia de plantas



E os móveis? Quem se assustou com a remoção da mesa de 4 lugares da sala pensou que não haveria espaço para nada que não fosse planta. Erroooou! Carol Costa sabe que jardinagem é para integrar pessoas por meio das plantas. Ela providenciou uma mesa menor com duas cadeiras, mas trouxe mais mobiliário pra lugar: futons, aparadores e uma cadeira suspensa que é puro charme – dá para ficar horas ali, olhando as plantas e pensando se o nome certo é poltrona-suspensa, cadeira-rede ou rede-de-balanço. O piso de madeira, um pouco judiado pela idade e sol que recebia, ganhou um tapete e uma esteira de palha. Agora os tacos antigos não ficam tão em evidência. Outros móveis e objetos lindos de madeira, como a mesa "criado-muda" do Estúdio Minke Arquitetura (um criado-mudo que recebe uma muda em um vaso), a arte em marcenaria de Leonardo Sokolovicz e o tronco na parede, que, por si só, é uma escultura natural com suas belas formas retorcidas. Nossa jardineira Carol Costa conseguiu criar a verdadeira selva urbana: reuniu em uma sala mobiliário, pessoas e plantas. Nem deu para sentir falta dos bichos nesta urban jungle animal!

É o penúltimo episódio do A Louca das Plantas, e a gente já fica com saudades. Aliás, aproveita para compartilhar o máximo que puder este vídeo. Use a hashtag #FicaLoucaDasPlantas e marque o @gnt, pro pessoal do canal ver a força que o exército verdinho tem e já começar a preparar a segunda temporada. A gente quer mais desse programa de jardinagem!

Links de parceiros e fornecedores em ordem alfabética
Cereja Verde
Estúdio Minke Arquitetura
Leonardo Sokolovicz
Mercado Verde Plantas Ornamentais
Mil Plantas
Os Ferreiros
Paraíso Garden
Shopping Garden
Uemura Flores
Vasart

Quer ver conteúdos exclusivos sobre o "A Louca das Plantas"? Clique aqui para ver todos os vídeos publicados.

Quer mais detalhes do episódio 7? Tem um post exclusivo com muito mais informações sobre a urban jungle criada pela nossa jardineira Carol Costa.