página inicial / vídeos

Orquidário e jabuticabeira no quintal dos sonhos – #ALoucaDasPlantas ep. 5

Dá para imaginar uma casa em São Paulo onde caiba um orquidário, uma horta, um canteiro de ervas aromáticas e uma jabuticabeira? Este foi o desafio do quinto episódio do A Louca das Plantas, no canal GNT. Nossa jardineira Carol Costa transformou um quintal em uma verdadeira mini-fazenda. Com soluções criativas e os truques certos, o gramado sem graça ganhou até uma árvore frutífera!

Uma jabuticabeira produzindo frutos


A estrela do episódio foi a jabuticabeira-sabará. A frutífera nativa mais desejada por 10 entre 10 "loucos das plantas" apareceu bem no meio do quintal, mas, foi uma longa jornada para a árvore. Do produtor "Jabuticabeira Produzindo" até a casa do Matheus e da Alice, o pé de jabuticaba precisou de tempo para ficar pronto. A árvore passou por dois processos que garantem sua saúde e evitam perda de folhas e de frutos ao chegar no local definitivo. O primeiro é a sangria, que retira terra de um aro de solo, ao redor da planta, substituindo essa camada por areia. O segundo processo, mais trabalhoso, é a cura, onde a árvore sangrada depois de três a quatro meses é transplantada pra a caixa final, onde fica sendo cuidada e adubada por até 9 meses. Planta transportada para o quintal, nossa louca piracicabana providenciou uma estilosa caixa de madeira (devidamente impermeabilizada) que serve de banco e ao mesmo tempo esconde o enorme vaso. Manter a árvore ainda no vaso original, sem replantá-la no solo, permite um ganho de altura, já que o pé de jabuticaba tem galhos baixos. E dica importante: sol pleno, muita rega e bastante adubo garantem que a jabuticabeira dê muitos frutos quase o ano todo. Para a adubação, foi usado o bokashi, conhecido também como biokashi, não só na árvore como em todas as plantas (comestíveis ou ornamentais) deste episódio.

Horta anti cães, gatos e pássaros


Na horta, o problema era a gatinha do casal. Nossa jardineira Carol Costa elevou os canteiros usando caixotes, o que facilita na hora de semear, cuidar e colher as hortaliças – as costas dos moradores agradecem! Esta elevação também é ótima para evitar que cães façam xixi nas plantas, mas não funciona com gatos. Contra os felinos (e também pássaros), uma estrutura revestida com tela de galinheiro ajuda a proteger a plantação. Outra forma de manter pets afastados de uma horta ou jardim é plantando espécies com cheiro forte, como alecrim, manjericão e boldinho – funcionam como repelentes orgânicos e não tóxicos. Logo no acesso ao jardim-horta-pomar, a louca das plantas fez um canteiro usando tijolos sem argamassa. E, para garantir que gatos não cavem a terra do jardim, de novo foi usada a tela de galinheiro (a de tramas menores, conhecida como tela-de-pintinho), mas desta vez, enterrada a poucos centímetros da superfície. Assim, quando a gatinha começar a cavar, ela enrosca as unhas – apesar de seguro, é bem desagradável para os felinos, que incomodados, vão procurar um banheiro mais apropriado e confortável.

Um pergolado orquidário em casa


Finalizando, um mar de orquídeas para orquidófilo nenhum botar defeito, inclusive com vários exemplares da exótica Vanda e suas raízes totalmente expostas. Foi construído um orquidário usando estruturas de bambu, aproveitando um espaço onde já existia um suporte para a caixa d'água. As ripas do topo foram colocadas de uma forma que fiquem bem próximas uma das outras para que possam criar sombra sem a necessidade de utilizar sombrite. Orquídeas são plantas delicadas como bebês, mas precisam de luz solar para dar flores; duas horas de sol da manhã ou fim da tarde já são o suficiente. Já para a horta e a jabuticabeira, nada de protetor solar: as meninas estão liberadas para brincarem no sol o dia todo.

Links de vídeos:
Playlist "Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde"
Playlist orquídeas
Como construir uma horta com tijolos sem cimento nem argamassa (50 Dias de Verde)

Links de fornecedores e parceiros (ordem alfabética):
All Garden Holambra
Flora Beijo
Forth Jardim
Jabuticabeira Produzindo
Sodimac
Spagnhol Plantas Ornamentais
Stihl Ferramentas
Tintas Coral
Mais links, materiais utilizados e espécies de orquídeas, clique aqui

Quer ver conteúdos exclusivos sobre o "A Louca das Plantas"?
Clique aqui para ver todos os vídeos publicados.