página inicial / vídeos

DECORAÇÃO com flores para PÁSCOA: faça seu enfeite (arranjo floral passo a passo)

Nossa jardineira Carol Costa ensina neste vídeo como criar um arranjo floral que é dois em um: ele decora a sua casa na celebração da Páscoa e, depois da festa, serve como um enfeite permanente!

Como um dos símbolos mais conhecidos da Páscoa são os ovinhos, nossa louca jardineira usa como base um cesto de metal. Já dá para imaginar alguém carregando esta cestinha cheia de ovos, plantas e flores – e com coração cheio de alegria! Então, mãos à obra: com uma manta de drenagem, cubra o fundo do cesto para evitar que o material escape pelas tramas. Pode usar também jornal, ou um tecido natural, no caso de não ter a manta. Com o musgo vivo (aquele verdinho, super fofo), a sacada é esconder a manta de drenagem e forrar todas as laterais do recipiente. Agora que a cestinha virou praticamente um vaso, bora colocar substrato para mudas – lembra que o arranjo vai virar um enfeite permanente?

Escolhendo as plantas para seu arranjo


Com o vaso, ops, o cesto pronto, é hora de colocar as plantas. As verdinhas escolhidas são espécies que gostam do mesmo ambiente, ou seja, não precisam de muita água e se desenvolvem bem mesmo dentro de casa. O kalanchoe "orelha-de-coelho" (Kalanchoe tomentosa), além de ser bem resistente como a maioria das suculentas, tem tudo a ver com a Páscoa: suas folhas lembram uma lebre orelhuda, e tem até "pelinhos". Para dar um colorido, flores : acrescente a chinelinho-de-madame (Calceolaria X herbeohybrida), uma planta que tem florzinhas amarelas pintadas. Apesar de preferir um clima de sol, esta espécie perene originária do Chile acaba sendo praticamente anual, por causa do clima úmido e quente do Brasil.

Caso você queira substituir a chinelinho-de-madame por outro tipo de flor, aqui no site Minhas Plantas tem uma lista enorme de sugestões, basta usar o campo de busca ou ir direto na seção "Plantas" (clique aqui). Lá você encontra uma categoria só de flores, com as respectivas fichas completas!

Truque ninja para criar arranjos com plantas


Mas vamos seguir com nosso arranjo: quem entra agora é uma espécie de trepadeira, a unha-de-gato-variegada (Ficus pumila variegada). Uma touceira vai no centro do arranjo e outras duas são dispostas como se estivessem saindo das laterais do cesto. A dica super ninja é usar uma capa de revista para enrolar as raízes da planta formando um funil, e... tá-dá! Use o cone de papel como se fosse uma grande agulha, atravessando a lateral do cesto de fora pra dentro. Aí é só descartar a capa de revista e ajeitar as raízes no substrato.


Sobrou lugar para mais uma da turma de verdinhas? Acrescente o ripsális-peludo (Rhipsalis pilocarpa), aproveitando o substrato na parte de dentro do cesto. Antes de finalizar, nossa jardineira piracicabana ensina a completar os espaços com o restante do musgo, o que deixa o arranjo mais bonito e ainda protege as raízes.

Tillandsias, galhos e canela em pau


E chegamos aos detalhes pascais. A barba-de-velho (Tillandsia usneoides) imitará um ninho, sobre o qual serão colocados os ovos. Tillandsias são conhecidas como air plants, e você pode encontrar galhos caídos com a planta em praças e parques, principalmente depois de chuvas fortes (nada de arrancá-las de árvores, hein?). Paus de canela também servem para decorar o arranjo e ainda traz seu delicioso perfume. Tanto a barba-de-velho quando as tillandsias, são da família das bromélias, também conhecidas como air plants, já que não precisam de substrato. Tillandsias são plantas epífitas, vivendo em galhos e troncos. E você pode ficar tranquilo, pois estas mino bromélias não são parasitas.

Finalizando o arranjo com um toque dourado


Por fim, coloque alguns ovinhos. Eles podem ser de plástico, de verdade (cascas de ovos secas pintadas) ou, por que não, ovos de chocolate! No vídeo, nossa jardineira Carol Costa utilizou ovos de plástico pintados com tinta spray dourada, para imitar ovos da galinha (ou será coelho) de ouro. E como essa data significa também renovação e transformação, depois da celebração o cesto pascal torna-se um lindo arranjo com plantas.

Uma feliz Páscoa a todos!

Fornecedores:
colar: Ju Fonseca
blusa: CAS
cesta: Floral Atlanta Decor
substrato para mudas: All Garden

Espécies de plantas utilizadas no arranjo:
kalanchoe "orelha-de-coelho" (Kalanchoe tomentosa)
chinelinho-de-madame (Calceolaria X herbeohybrida)
unha-de-gato-variegada (Ficus pumila variegada)
ripsális-peludo (Rhipsalis pilocarpa)
barba-de-velho (Tillandsia usneoides)