página inicial / eventos / estação do ano

Início do verão

© Carol Costa/Minhas Plantas
Termômetros batendo os 40ºC, chuvas torrenciais intercaladas com dias de céu azul, sem nuvens: o verão dá as caras no Brasil. Por estar mais perto do Sol do que nas outras estações do ano, o Hemisfério Sul ganha dias mais longos e quentes. Com o aumento da umidade e da temperatura, doenças causadas por fungos e bactérias se alastram rapidamente: evite-as mantendo as tesouras de poda afiadas e esterilizadas, assim como as lâminas do cortador de grama. Em um dia mais fresco, adube o gramado com NPK 10-10-10, regando bem tanto antes quanto depois de distribuir o adubo granulado.

Na horta, mantenha uma cobertura orgânica em torno das plantas para evitar que ervas daninhas cresçam e disputem os nutrientes do solo - serragem e palha de arroz são ótimas opções e ainda evitam lesmas e respingos de terra depois da chuva. Não se iluda com a garoa constante: as altas temperaturas obrigam as plantas a gastar a maior parte da água na transpiração. Por isso, use o dedo para tocar a terra e sentir se há necessidade de nova rega.

Já que o verão tem as condições de clima e temperatura preferidas das pragas, seja prudente e contra ataque ao menor sinal de pulgões, cochonilhas, lagartas... Aqui você encontrará boas receitas naturais para manter seu jardim protegido de insetos.

estação do ano

Início do verão

Serviço Início do Verão
Data: 21/12
Data