página inicial / eventos / estação do ano

Início do Inverno

© Carol Costa/Minhas Plantas

redirecionando para nova página...
Ainda que o Brasil não tenha invernos rigorosos, há muitas cidades em que a geada é comum - especialmente na região serrana e nos estados do Sul. A maioria das plantas tropicais sofre com temperaturas abaixo de 5ºC, que causam queimaduras em folhas, brotos e botões. Coloque dentro de casa plantas mais delicadas e mantenha os vasos longe de locais sujeitos a vento encanado.

O início da estação é uma ótima época para proteger o gramado com uma cobertura de 1 cm de duas partes de areia e uma de substrato acrescido de 1 kg de húmus de minhoca. Recolha galhos e folhas secas – são ótimos na composteira, mas péssimos no chão, onde servem de esconderijos para lesmas e caracóis. Azaleia, caliandra e bico-de-papagaio são algumas das espécies que entram em floração, exigindo adubação rica em fósforo, como NPK 04-14-08, por exemplo.

Orquídeas dos gêneros Paphiopedilum, Phragmipedium, Cymbidium, Miltonia são algumas das que preferem baixas temperaturas para florir – a maioria das outras usa esse período para entrar em dormência, quando devem ser mantidas apenas com adubo de manutenção, NPK 20-20-20, a cada quinze dias.

A última lua nova da estação pode ser aproveitada para podas drásticas em roseiras, bonsais e outras plantas mal formadas, que sofrerão menos perda de seiva e energia vital (mais informações sobre a influência da lua nas podas aqui). É também a época me que as floriculturas ficam cheias de tulipas - se tiver dúvidas de como cuidar da sua, aqui há boas dicas.

estação do ano

Início do Inverno

Serviço Início do Inverno
Data: 21/06
Data