página inicial / eventos / estação do ano

Início da primavera

© Carol Costa/Minhas Plantas
Não é à toa que o mês de setembro é conhecido "estação das flores": no dia 22, o Brasil se despede dos dias frios e secos, as pancadas de chuva tornam-se mais frequentes e a temperatura vai, pouco a pouco, subindo. Bulbos, flores, árvores e arbustos que entraram em dormência no inverno agora estão em plena atividade, exigindo reforço na fertilização. É uma boa hora para acrescentar húmus de minhoca à terra e adubar as orquídeas com NPK 20-20-20. Aproveite os dias ensolarados e frescos para semear hortaliças, conduzir trepadeiras por treliças ou pergolados e fazer podas de manutenção em arbustos, retirando folhas secas, flores murchas e galhos mal formados. O começo da estação tem as condições climáticas ideais para adubar o gramado com NPK 10-10-10 (faça-o pela manhã ou ao final da tarde seguindo estas instruções). Tire proveito das flores anuais e crie coloridos canteiros com sunpatien (as flores da foto acima), margarida, zínia, tagetes, agerato e outras espécies de ciclo de vida curto.

Uma saudação à Primavera


Nossa jardineira Carol Costa escreveu um texto inspirado para recepcionar estação mais florida do ano.

"Oi, Primavera! Pode entrar, não faça cerimônia. Tem uma sombrinha ali debaixo da árvore, se acomode que eu estou esperando você faz um tempão. Não é que o Inverno tenha sido um visitante indesejado, não, jamais diria isso de um moço tão quieto. Ele é caseiro, sabe? Não gosta de farra, de ruas cheias, prefere botar todo mundo dentro de casa assistindo Netflix. O Outono também foi um rapazinho joia, de vez em quando vinha trazendo um ventinho frio que fazia a gente se abraçar. Daí, tipo moleque, mostrava que não era pra ser levado a sério e trazia um solzinho na sequência. E tem também o Verão, esse, sim, dá trabalho. Quer tudo pra ele, quer sol, quer calor, quer chuva, afemaria, a gente gasta todas as energias pra fazer essa visita ficar feliz. Mas você, Primavera, ah... Você é minha preferida. Tem o sol e a sombra, tem o seco e o chuvoso. Tem o despertar, cada flor acordando de um sono longo, cada folha que se pinta de um verde mais vivo. Tem os sabiás apaixonados, tem minha varanda lotada de maritacas. Você traz cada abelha, cada flor, cada passarinho pela mão, Primavera, só pode ser. E cada filhote também, que daqui poucas semanas já sei que encontrarei sanhaçus-cinzentos muito felpudinhos chorando aquele choro trêmulo dos filhotes. Você, Primavera, me faz querer passar o dia todo na rua, me dá ânimo pra cuidar mais e melhor das minhas plantas, me faz dormir suave sem montes de cobertores e sem encharcar o lençol. Me faz acordar assoviando. Obrigada por vir tão pontual, Primavera. Faz de conta que a casa é sua. Entra, senta, fica à vontade que eu vou ali passar um café e já volto. Me aguarda, tá?"

estação do ano

Início da primavera

Serviço Início da Primavera
Data: 23/09
Data