página inicial / eventos / efeméride

Dia do Pau-Brasil

© Juliana Valentini/De Verde Casa
É sabido que os primeiros portugueses que desembarcaram no Brasil se abestaram de um jeito com as terras cá que levaram tudo pras terrinhas lá. Pois foi entrarem na Mata Atlântica e baterem os olhos numa árvore cheia de grossos espinhos, tronco avermelhado e flores amarelas que, pronto, estava traçado o destino do pau-brasil (Caesalpinia echinata) – e, de quebra, o nome do que, até então, se acreditava serem as Índias.

Tanto derrubaram as árvores para fazer móveis e tingir roupas que quase não sobra pau-brasil para a gente reverenciar hoje, no dia dele. Também, pudera, só em 1978 é que o governo resolveu homenagear a espécie, a única do gênero Caesalpinia que produz espinhos nas vagens dos frutos.

Nossa colaboradora Juliana Valentini, do De Verde Casa, fez um manual de identificação completo para que você possa cumprimentar o pau-brasil quando encontrar um pela frente. O que, para nossa sorte, já não é tão difícil desde que ele passou a ser cultivado como árvore ornamental, enfeitando casas e parques.

efeméride

Dia do Pau-Brasil

Serviço Dia do Pau-Brasil
Data: 03/05
Data