página inicial / eventos / efeméride

Dia do Orquidófilo

© Carol Costa/Minhas Plantas
Orquídeas são flores tão encantadoras que têm milhares de amantes espalhados pelo mundo. No Brasil, graças as nossas condições climáticas, os colecionadores se esbaldam. E, em 22 de junho, eles podem trocar espécies raras de presente para comemorar o Dia do Orquidófilo. A data homenageia o mineiro João Barbosa Rodrigues, nascido nesse dia de inverno, em 1842, na cidade de São Gonçalo de Capivari.

Engenheiro, naturalista, botânico e taxonomista, ele foi diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro por quase 20 anos, até morrer em 6 de março de 1909. E lá conduziu estudos sobre as orquídeas nacionais, tendo produzido importantes trabalhos, como Genera et Species Orchidearum Novarum, em três volumes, e uma iconografia de orquídeas brasileiras ― inédita por mais de um século.

Baptistonia e Capanemia são gêneros nominados por Rodrigues – a espécie da foto retrata uma Baptistonia echinata. E o gênero Barbosella lhe foi dedicado. Entre os orquidófilos brasileiros famosos estão também Guido Frederico João Pabst, autor de 200 trabalhos científicos, e Augusto Ruschi, escritor de mais de 20 livros e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa (ES).

Parabéns para eles e para todo mundo que vive se apertando em casa para espremer mais um vasinho dessa flor!

efeméride

Dia do Orquidófilo

Data