página inicial / eventos / efeméride

Dia do Agricultor

© Carol Costa/Minhas Plantas
Em 1960, durante as comemorações do centenário do Ministério da Agricultura, o presidente Juscelino Kubitschek decretou o Dia do Agricultor como forma de reconhecer o esforço braçal dos profissionais responsáveis pelo crescimento econômico do país. Hoje, planta-se para consumo próprio ou em caráter comercial e com a ajuda de maquinários, equipamentos e mil recursos tecnológicos.

Nem sempre foi assim. Quando os nômades descobriram que podiam tirar da terra seu alimento, aproveitavam o solo até esgotar os nutrientes e se mudavam em busca de outras áreas férteis. Só com o desenvolvimento de técnicas para evitar que os fenômenos da natureza destruíssem as plantações é que a moradia se tornou fixa, dando origem às primeiras cidades.

No período colonial, surgiu a agricultura como a gente conhece, com um único tipo de cultura, geralmente destinada à exportação (destacando-se a soja e a cana-de-açúcar), uso intensivo de produtos químicos e mão de obra barata. Que tal aproveitar a data para cobrar formas mais dignas de trabalho a quem enche nossas barrigas e estratégias que prejudiquem menos o meio ambiente?

efeméride

Dia do Agricultor

Serviço Dia do Agricultor
Data: 28/07
Data