página inicial / eventos / efeméride

Dia de desmontar a árvore de Natal

© Divulgação
Quem quer seguir tradições às vezes acaba se enrolando com tantas regras – especialmente quando algumas delas estão ligadas a datas móveis no calendário comum. É o que acontece, por exemplo, na Quaresma, uma das muitas comemorações que não têm um dia fixo no mês para acontecer.

No entanto, se a data de montar da árvore de Natal exige saber um pouco mais da liturgia católica, para desmontar não tem erro: é dia 06/01, Dia de Reis. Na Europa, aliás, essa data é mais cultuada do que o 25/12, quando as pessoas comemoram o nascimento de Jesus apenas com suas famílias. No Dia de Reis, os europeus costumam ir às ruas para acompanhar uma grande procissão e ver o desfile dos três Reis Magos. É também o dia em que trocam presentes – e que as criancinhas que não se "comportaram" bem ficam com as meias cheias de pedacinhos de carvão.

Se você comprou um pinheirinho natural e ele ainda está bonito e verdinho, pode aproveitar que vai tirar os enfeites e dar uma casa um pouco maior para a estrela da decoração natalina. Passe o pinheirinho para um vaso que seja pelo menos um palmo maior – se puder plantá-lo num jardim bem ensolarado, ele ficará muito mais bonito e feliz! Use terra adubada com húmus de minhoca ou composto orgânico e um terço de areia, tudo bem misturado, para a água excedente das regas não empoçar nas raízes da árvore. Mantenha seu pinheirinho em local que receba sol o maior tempo possível e cuide para que a terra nunca fique completamente seca. Assim, você garantirá uma árvore de Natal bonita por muitas e muitas comemorações.

efeméride

Dia de desmontar a árvore de Natal

Serviço Dia de Desmontar a Árvore de Natal
Data: 06/01
Data