página inicial / eventos / efeméride

Aniversário do Minhas Plantas

© Divulgação
Hoje é dia de festa e você, querido jardineiro ou jardineira, vai dar licença de me levantar da mesa, bater de leve com o garfo na taça de vinho e puxar um discursinho. Prometo que será rápido – afinal, parece que foi ontem que eu criei o blog Guindaste, o começo de minha vida na internet. No finado laranjinha, eu escrevia crônicas sobre a cidade, os olhos curiosos de uma jovem semente trazida à capital sem ter raízes por aqui.

Eu tinha acabado de deixar a sombra de minha sequóia, a árvore bonita e intangível da família. Sentia falta especialmente de minha mãe, mulher formada nos ofícios de copa e raiz, forjada em tronco e folha e flor e seiva. Fui seu primeiro fruto a cair longe do pé, a ser levado pelo vento, a tecer ramos em outras paisagens.

Tanto sofri de falta de quintal que, enfim, comecei o meu. Em vasos, como se sabe que são os pomares e as hortas sob os arranha céus. Mas feliz com a descoberta do primeiro botão, do inseto novo, da pequenez das coisas que só se vê de tanto regar, dia após dia, os olhos míopes colados ao vaso, à espreita de um espreguiçar de pétalas.

E foi tanto tudo de boniteza que foi brotando em vaso, caco, caneca, cachepô, que achei por bem vir aqui contar. E também mostrar. E também falar. Que pra ser floresta há que ser muita folha, fruta, flor. As árvores? Bem, as árvores somos nós.

Carol Costa

efeméride

Aniversário do Minhas Plantas

Serviço Aniversário do site Minhas Plantas
Data: 22/09
Data