página inicial / culinária / saladas
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Salada com flor de fada

Juliana Valentini,
do site De Verde Casa
Pode-se dizer que flores na salada são ingredientes perigosos. Depois que você começa a usá-las, nunca mais consegue parar. As saladas "comuns" perdem a graça e você nunca mais vai achar bonito um monte de folhas sem flores. Acredite, eu sei do que estou falando, aconteceu comigo.

No sábado tive visitas para o almoço e preparei uma salada de folhas com bolinhas de ricota e flores de gervão (já falei dele aqui). Lindo e gostoso, o prato fez sucesso. É nessas horas que a gente percebe como uma apresentação caprichada faz toda a diferença, porque as folhas eram as de sempre, a ricota era branquela como todas são e o prato poderia ter sido montado de um jeito qualquer, mas as mini flores ganharam elogios pelo todo.

Não importa se você usa só uma florzinha ou muitas delas. A comida fica mais chamativa, a mesa fica mais colorida e todo mundo se encanta. É como passar um batonzinho antes de sair, ou colocar um broche ou um lenço sobre a camiseta lisa. Duvido você achar que fica melhor sem.

Ingredientes

- folhas de agrião, alface, rúcula (ou qualquer outra) a gosto
- 100 g de ricota temperada
- 1/2 xíc. (café) de flores de gervão
- sal, limão e azeite a gosto
Preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Rasgue as folhas com as mãos e disponha em uma travessa grande.
2. Com a ajuda de um boleador, faça bolinhas com a ricota. Se não tiver esse instrumento de cozinha, corte a ricota em quadradinhos.
3. Polvilhe as bolinhas de ricota com flores de gervão.
4. Tempere minutos antes de servir.