página inicial / culinária / temperos
© Rachel Bonino/A Sacola Brasileira

Coulis de pitanga

Rachel Bonino,
do site Sacola Brasileira
Pensar em saborear um purê parece ser uma pedida que não combina nada, nada com este calorão dos últimos dias. Mas a coisa muda de figura se a gente pensar em um coulis. Trata-se de um purê suave de frutas ou legumes crus ou pouco cozidos que é servido gelado pra acompanhar uma salada (como o coulis de tomates) ou então sobremesas, como sorvete ou iogurte (feito com frutas). Os chefs de cozinha costumam usá-lo para finalizar pratos e dar um toque colorido (é aquele risquinho de calda em volta da sobremesa, sabe?).

Existem algumas formas de preparar coulis – todas elas muito fáceis! Se você quiser um resultado mais fresco então recomendo a versão com frutas e legumes crus. Daí é só bater a polpa da fruta com um pouco de açúcar no liquificador (a variar conforme a acidez da escolhida). Depois coe o caldo para deixar tudo bem lisinho. Pode-se usar a fruta in natura ou a polpa congelada. O coulis fica com um resultado mais bacana se você escolher frutas que tenham bastante água na composição, como frutas vermelhas em geral, e as amarelas também. Nunca fiz um coulis de banana ou jaca, que são mais densas, mas acho que você pode tentar colocando um pouco de água, quem sabe...

No caso dos legumes, apenas liquidifique com um pouco de água e uma pitada de sal. Acho bacana escolher aqueles que costumamos comer crus, como tomate, cenoura, beterraba. Para outros, o bacana é cozinhar ou assar o legume previamente, como o pimentão vermelho, por exemplo.

A receita indicada abaixo é de um purê de pitanga que teve um pouco de cozimento. O resultado final é um coulis mais consistente e que dura mais tempo na geladeira.

Ingredientes

- 300 g de pitanga ou acerola geladas (ou de polpa congelada)
- 2 col. (sobremesa) de açúcar
- 1 col. (sobremesa) de amido de milho
Preparo: 15 minutos
Rendimento: cerca de 200 ml
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Se for usar polpa, tire-a do freezer e deixe descongelar um pouco.
2. Bata as frutas (ou a polpa) com o açúcar e o amido de milho.
3. Leve o creme ao fogo baixo e não pare de mexer. Assim que começar a ferver, conte 5 minutos e apague o fogo.
4. Coloque a mistura em uma tigela e, depois que esfriar, leve à geladeira.
5. Quando estiver bem gelado, coloque em cima do seu sorvete ou iogurte preferido.