página inicial / blogs / Carol Costa

Quando comecei a trabalhar com plantas

© Carol Costa/Minhas Plantas
De verdade? Nunquinha na vida que eu quis ser "meu próprio patrão". Eu gostava de fazer parte de uma empresa, de sair de casa pra ir trabalhar, ter hora pra entrar (ok, era uma droga não ter hora pra sair, mas isso nem durou tanto tempo assim na minha vida).

Quando decidi sair do jornalismo, não foi por tristeza, não. Foi porque não sentia mais, dentro de mim, aquele barulho de fogos de artifício que impulsiona a gente a sair das cobertas no frio, a enfrentar o trânsito e a brilhar. Aquela luzinha que eu tanto amava na minha profissão tinha se apagado depois de 15 anos de trabalho em redações. Eu estava inquieta e não sabia o que era. Daí, ao olhar pros lados, engaiolada numa redação de vidro com ar condicionado no máximo, dei de cara com uma plantinha na minha mesa e surgiu aquele estalo. "E se?" Desci pra tomar café e encontrei jardineiros trabalhando no gramado do edifício imponente da Abril e lá estava a resposta. "E se eu trabalhasse com plantas?"

Faz cinco anos que eu topei o "e se..." e, puxa, acordo hoje com minha sala transformada em um imenso buquê, colorido com Oncidiuns, delfínios, rosas-inglesas e tulipas. E se você também se fizesse essa pergunta, com que gostaria de trabalhar?

Como foi mudar de carreira para trabalhar com plantas


A piracicabana Carol Costa conta em detalhes como foi a mudança de carreira, a criação do site Minhas Plantas e a transformação de jornalista em "nossa jardineira" que continua até hoje - clique aqui.
Se quiser saber ainda mais, também leia o post "Do primeiro milhão ao milhinho no quintal".

Quer inspirar alguém? Compartilhe este post
postado em 18/07/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 1

Nossa jardineira Carol Costa postou no Instagram do Minhas Plantas um montão de informações sobre o primeiro episódio do A Louca das Plantas, seu programa sobre jardinagem que estreou no dia 11 de Janeiro. O episódio #1 teve um combo: um jardim com lago! Aqui você encontrará as espécies de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa conta os bastidores do A Louca das Plantas

Nossa jardineira Carol Costa estreia o "A Louca das Plantas", um programa de tv "novo em folha" no canal GNT e vai ao ar no dia 11 de janeiro, às 22hrs. A produção durou meses e, para dividir este momento com a gente, além do vídeo contando 15 curiosidades sobre ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa é A Louca das Plantas no GNT

Ela está de volta na telinha! Nossa jardineira Carol Costa estreiará seu novo programa de tv, A Louca das Plantas, no canal GNT, no dia 11 de janeiro de 2019. Para quem estava com saudades das dicas e truques de jardinagem da piracicabana, pode ir preparando a pipoca, chamando a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim para bruxas reais e fadas inventadas

Pelo olhar da infância, mesmo o menor dos canteiros esconde mistérios e seres mágicos, como grilos, joaninhas e mariposas Por Carol Costa Lembro do tanque de pedra, do cheiro de local úmido e sombreado, do limo escorregadio e do musgo fofo e macio. Lembro da água parada, um espelho perfeito ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Um quintal para uma jardineira de apartamento

Da jardineira de apartamento que ganhou um quintal As descobertas e os aprendizados de morar por alguns meses numa casa em Holambra (SP) para construir um jardim com as próprias mãos Por Carol Costa Abri a tampa do tambor, de onde vinha um cheiro penetrante de comida estragada: embaixo de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro de Carol Costa é um manual para jardineiros

Nossa jardineira Carol Costa quer saber dos leitores como está o seu livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)". Já se passou um ano desde o lançamento e o livro tornou-se um querido manual para jardineiros de todo o Brasil. A piracicabana ainda brincou e desafiou seus ... (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Corretor Ortográfico Ou Hortográfico?

Plantando dementes em ladeira íngrid É tanta mensagem doida e enigmática que chega por aqui que está na hora de inventarem um Corretor Hortográfico, para ajudar a gente a tirar dúvidas de jardinagem Por Carol Costa Anote a dica aí: jogue "dementes" num terreno "vadio" que ainda tenha a terra ... (+)
Leia mais
© Bruno Geraldi

Aprenda a linguagem das plantas

Plantês para iniciantes Treine sua sensibilidade com este exercício simples, feito um minuto por dia, e veja como falar a língua das plantas ficará super fácil Por Carol Costa As pupilas estavam tão dilatadas que mal se via o amarelo nos olhos da gata. O rabo balançava freneticamente enquanto ela ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Insetos benéficos para seu jardim

Seres crocantes embaixo dos seus pés Se permita um novo olhar para besouros, aranhas, baratinhas e outras criaturas cheias de perninhas que trabalham pesado para seu jardim viver cheio de borboletas Por Carol Costa "Manhê!!! Tem um BICHO aquiiiii!" Dona Bia invadia o banheiro, abria o box com superpoderes de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A mensagem das pragas

A mensagem das pragas O que pulgões, formigas e cochonilhas podem dizer sobre a maneira como lidamos com nossa alimentação e o cuidado com as plantas Por Carol Costa Como exterminar lagartas? É possível erradicar pulgões? Tem alguma receita caseira matadora para cochonilhas? Toda semana me deparo com esses apelos ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Porque algumas plantas não se desenvolvem na sua casa

Quando a insistência enraiza no quintal Se você já tentou dezenas de vezes ter uma planta e ela sempre morre, um novo olhar para a natureza talvez seja a salvação Por Carol Costa "É a quinta vez que tento ter _________ em casa." Complete o espaço em branco com a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas com flores pequenas e exóticas

Uma planta conversando com Deus Conheça algumas flores discretas, minúsculas ou exóticas que parecem não ter pegado a mesma senha que roseiras e jasmineiros. Por Carol Costa É aqui a fila da flor? – É sim, meu filho. No que posso ajudar? – Olha, eu tô muito precisado da sua ajuda. Tem ... (+)
Leia mais
mostrar mais