página inicial / blogs / Carol Costa

A mensagem das pragas

© Carol Costa/Minhas Plantas

A mensagem das pragas


O que pulgões, formigas e cochonilhas podem dizer sobre a maneira como lidamos com nossa alimentação e o cuidado com as plantas

Por Carol Costa

Como exterminar lagartas? É possível erradicar pulgões? Tem alguma receita caseira matadora para cochonilhas? Toda semana me deparo com esses apelos de gente desesperada em ver a planta tão querida, cuidada que nem filho, amanhecer repleta de folhas mordidas, manchadas ou furadas. É fácil entender como surge essa gana assassina. Dá uma raiva danada saber que a lesma ou o caracol se banquetearam no morango que você estava esperando amadurecer ou que os nematoides detonaram as cenouras que você foi colher com as crianças.

Há uma curiosa contradição nesse desejo inseticida. A mesma pessoa que quer executar lagartas a sangue frio costuma ser aquela que se encanta com as borboletas sobrevoando as flores do jardim. Ué, mas é o mesmíssimo bicho, certo? A lagarta é o bebê da borboleta. Desejar o inseto adulto e rejeitar a fase larval é como tira sarro da menina tímida e franzina da infância e descobrir, anos mais tarde, que ela virou uma mulher linda e inteligente.

Orgânicos versus produtos de limpeza


Repara só como estamos cada vez mais orgânicos e, no entanto, mais germicidas. Dá uma olhada na sua última compra no supermercado: quanto você gastou em frutas, verduras e legumes e quanto desembolsou em produtos de limpeza. Epa, tem alguma coisa errada aí, não tem? E, olha, não tô te acusando, não, que a minha compra de mês foi exatamente assim por muitos a muitos anos.

Quando uma família gasta mais com detergente, alvejante, água sanitária, limpa-fogão, cera para pisos frios, limpa-vidro e coisas com ação "microbiana" em geral do que com alimentos frescos e saudáveis, soa o alerta vermelho. Como vamos nos reconectar com a natureza tendo uma postura tão higienista?

É claro que não estou defendendo que a gente vá dormir sem tomar banho ou coma com as mãos sujas. Todo mundo quer ser limpinho, mas a jardinagem é o anti-limpismo, entende? É justamente o "sujar" gostoso, saudável, aquele que renova nossa conexão com a terra, incluindo aí seus fungos, bactérias, minhocas e insetos. Quanto mais adotamos uma postura repelente de insetos, mais ela repele a vida natural. Justamente aquela que buscamos ao ter uma horta em casa, ao levar as crianças para andar no parque ou ir tomar um sol na praia. São dois lados da mesma moeda.

Horta sem agrotóxicos


Tem outra coisa que me deixa intrigada. Com o aumento das informações sobre o cultivo dos alimentos e da fiscalização no uso de agrotóxicos, a gente sempre fica horrorizado ao saber da quantidade de produtos colocados nos alimentos. Volta e meia sai uma lista de recordistas em resíduos químicos, quase sempre encabeçada por tomate, morango, pimentão e outras figurinhas que, agora, plantamos em casa.

Acredite se quiser, o produtor rural não quer colocar veneno na sua mesa. O que leva a cada vez mais agrotóxicos nos alimentos é um manejo totalmente anti natural, que limpa o campo de cobertura vegetal, cultiva uma única espécie em longos hectares de área, retira os predadores naturais das pragas e acaba com a diversidade de espécies. Colocar fungicida, bactericida, inseticida, acaricida e outros "cidas" no campo custa dinheiro, tempo e mão de obra — se o produtor pudesse escolher, ele não colocaria nada. Só que para isso acontecer é preciso uma grande mudança no modo de ver a produção. Um voltar ao jeito natural. Esse passo atrás vai permitir muitos passos à frente na produção de alimentos, seja na agroindústria ou no seu vasinho de hortelã na varanda.

Entenda o recado das pragas nas suas plantas


Quando a gente entender que esse mundo é de todos, que não somos a única espécie faminta e com direito a um lugar ao sol, que mesmo o menor dos bichinhos tem seu direito à vida, só assim mudaremos o jeito de lidar com as pragas. Entenderemos que elas surgem como avisos de que algo está errado na nutrição da planta. A cochonilha aparece quando falta cálcio na adubação. O pulgão surge pelo uso extensivo de adubos nitrogenados. Formigas são indicadores de solo compactado e de falta de molibdênio. A lagarta que morde a folha estimula também a produção de hormônios de crescimento e mesmo uma terra com nematoides pode ser altamente produtiva, segundo já demonstrou tantas vezes a agrônoma Ana Maria Primavesi, uma das pioneiras nessa forma de olhar as plantas.

O que fazer com as pragas, então? Captar a mensagem de desequilíbrio que elas nos estão passando e corrigir a raiz do problema. Com calma. Como quem semeia um novo amanhã.

Publicado na Revista Natureza – 356
postado em 17/09/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim para bruxas reais e fadas inventadas

Pelo olhar da infância, mesmo o menor dos canteiros esconde mistérios e seres mágicos, como grilos, joaninhas e mariposas Por Carol Costa Lembro do tanque de pedra, do cheiro de local úmido e sombreado, do limo escorregadio e do musgo fofo e macio. Lembro da água parada, um espelho perfeito ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Um quintal para uma jardineira de apartamento

Da jardineira de apartamento que ganhou um quintal As descobertas e os aprendizados de morar por alguns meses numa casa em Holambra (SP) para construir um jardim com as próprias mãos Por Carol Costa Abri a tampa do tambor, de onde vinha um cheiro penetrante de comida estragada: embaixo de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro de Carol Costa é um manual para jardineiros

Nossa jardineira Carol Costa quer saber dos leitores como está o seu livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)". Já se passou um ano desde o lançamento e o livro tornou-se um querido manual para jardineiros de todo o Brasil. A piracicabana ainda brincou e desafiou seus ... (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Corretor Ortográfico Ou Hortográfico?

Plantando dementes em ladeira íngrid É tanta mensagem doida e enigmática que chega por aqui que está na hora de inventarem um Corretor Hortográfico, para ajudar a gente a tirar dúvidas de jardinagem Por Carol Costa Anote a dica aí: jogue "dementes" num terreno "vadio" que ainda tenha a terra ... (+)
Leia mais
© Bruno Geraldi

Aprenda a linguagem das plantas

Plantês para iniciantes Treine sua sensibilidade com este exercício simples, feito um minuto por dia, e veja como falar a língua das plantas ficará super fácil Por Carol Costa As pupilas estavam tão dilatadas que mal se via o amarelo nos olhos da gata. O rabo balançava freneticamente enquanto ela ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Insetos benéficos para seu jardim

Seres crocantes embaixo dos seus pés Se permita um novo olhar para besouros, aranhas, baratinhas e outras criaturas cheias de perninhas que trabalham pesado para seu jardim viver cheio de borboletas Por Carol Costa "Manhê!!! Tem um BICHO aquiiiii!" Dona Bia invadia o banheiro, abria o box com superpoderes de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Porque algumas plantas não se desenvolvem na sua casa

Quando a insistência enraiza no quintal Se você já tentou dezenas de vezes ter uma planta e ela sempre morre, um novo olhar para a natureza talvez seja a salvação Por Carol Costa "É a quinta vez que tento ter _________ em casa." Complete o espaço em branco com a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas com flores pequenas e exóticas

Uma planta conversando com Deus Conheça algumas flores discretas, minúsculas ou exóticas que parecem não ter pegado a mesma senha que roseiras e jasmineiros. Por Carol Costa É aqui a fila da flor? – É sim, meu filho. No que posso ajudar? – Olha, eu tô muito precisado da sua ajuda. Tem ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Um jardim pronto ou plantado por você?

Um jardim para já O passo a passo secreto para fazer um projeto paisagístico de sonhos em apenas... uma vida! Por Carol Costa "De que sabor é esse doce que você está comendo, Laurinha?" A pequena olha a embalagem como se soubesse ler, pensa um pouco e diz "sabor de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ensinar jardinagem para crianças

Os feijões mágicos Eles não cresceram até revelar um lugar com a galinha dos ovos de ouro, mas trouxeram tesouros muito maiores para as crianças que aprenderam na escola a cultivar uma sementinha. Por Carol Costa "O meu ganhou! O meu ganhou!" Minha irmã entrou no quarto aos pulos, trazendo ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Brincar na terra e com plantas é bom para crianças e adultos

Tesouros escondidos lá fora Procurar bichinhos, subir em árvores, comer trevinhos e fazer bolo de barro são algumas aventuras que esperam você e seus filhos bem longe do computador. Por Carol Costa A receita era de família: um maço de trevos bem picados, água o quanto baste, dois punhados de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Terrários, mini-jardins e seus segredos

O segredo da floresta envidraçada Pequenos, fáceis de manter e perfeitos para ambientes internos, os terrários viram febre e atraem cada vez mais pessoas dispostas a cultivar folhagens em potes e garrafas de vidro Por Carol Costa De um lado da rua de cascalho fino, um cavalo pasta aos pés ... (+)
Leia mais
mostrar mais