A mensagem das pragas

© Carol Costa/Minhas Plantas

A mensagem das pragas


O que pulgões, formigas e cochonilhas podem dizer sobre a maneira como lidamos com nossa alimentação e o cuidado com as plantas

Por Carol Costa

Como exterminar lagartas? É possível erradicar pulgões? Tem alguma receita caseira matadora para cochonilhas? Toda semana me deparo com esses apelos de gente desesperada em ver a planta tão querida, cuidada que nem filho, amanhecer repleta de folhas mordidas, manchadas ou furadas. É fácil entender como surge essa gana assassina. Dá uma raiva danada saber que a lesma ou o caracol se banquetearam no morango que você estava esperando amadurecer ou que os nematoides detonaram as cenouras que você foi colher com as crianças.

Há uma curiosa contradição nesse desejo inseticida. A mesma pessoa que quer executar lagartas a sangue frio costuma ser aquela que se encanta com as borboletas sobrevoando as flores do jardim. Ué, mas é o mesmíssimo bicho, certo? A lagarta é o bebê da borboleta. Desejar o inseto adulto e rejeitar a fase larval é como tira sarro da menina tímida e franzina da infância e descobrir, anos mais tarde, que ela virou uma mulher linda e inteligente.

Orgânicos versus produtos de limpeza


Repara só como estamos cada vez mais orgânicos e, no entanto, mais germicidas. Dá uma olhada na sua última compra no supermercado: quanto você gastou em frutas, verduras e legumes e quanto desembolsou em produtos de limpeza. Epa, tem alguma coisa errada aí, não tem? E, olha, não tô te acusando, não, que a minha compra de mês foi exatamente assim por muitos a muitos anos.

Quando uma família gasta mais com detergente, alvejante, água sanitária, limpa-fogão, cera para pisos frios, limpa-vidro e coisas com ação "microbiana" em geral do que com alimentos frescos e saudáveis, soa o alerta vermelho. Como vamos nos reconectar com a natureza tendo uma postura tão higienista?

É claro que não estou defendendo que a gente vá dormir sem tomar banho ou coma com as mãos sujas. Todo mundo quer ser limpinho, mas a jardinagem é o anti-limpismo, entende? É justamente o "sujar" gostoso, saudável, aquele que renova nossa conexão com a terra, incluindo aí seus fungos, bactérias, minhocas e insetos. Quanto mais adotamos uma postura repelente de insetos, mais ela repele a vida natural. Justamente aquela que buscamos ao ter uma horta em casa, ao levar as crianças para andar no parque ou ir tomar um sol na praia. São dois lados da mesma moeda.

Horta sem agrotóxicos


Tem outra coisa que me deixa intrigada. Com o aumento das informações sobre o cultivo dos alimentos e da fiscalização no uso de agrotóxicos, a gente sempre fica horrorizado ao saber da quantidade de produtos colocados nos alimentos. Volta e meia sai uma lista de recordistas em resíduos químicos, quase sempre encabeçada por tomate, morango, pimentão e outras figurinhas que, agora, plantamos em casa.

Acredite se quiser, o produtor rural não quer colocar veneno na sua mesa. O que leva a cada vez mais agrotóxicos nos alimentos é um manejo totalmente anti natural, que limpa o campo de cobertura vegetal, cultiva uma única espécie em longos hectares de área, retira os predadores naturais das pragas e acaba com a diversidade de espécies. Colocar fungicida, bactericida, inseticida, acaricida e outros "cidas" no campo custa dinheiro, tempo e mão de obra — se o produtor pudesse escolher, ele não colocaria nada. Só que para isso acontecer é preciso uma grande mudança no modo de ver a produção. Um voltar ao jeito natural. Esse passo atrás vai permitir muitos passos à frente na produção de alimentos, seja na agroindústria ou no seu vasinho de hortelã na varanda.

Entenda o recado das pragas nas suas plantas


Quando a gente entender que esse mundo é de todos, que não somos a única espécie faminta e com direito a um lugar ao sol, que mesmo o menor dos bichinhos tem seu direito à vida, só assim mudaremos o jeito de lidar com as pragas. Entenderemos que elas surgem como avisos de que algo está errado na nutrição da planta. A cochonilha aparece quando falta cálcio na adubação. O pulgão surge pelo uso extensivo de adubos nitrogenados. Formigas são indicadores de solo compactado e de falta de molibdênio. A lagarta que morde a folha estimula também a produção de hormônios de crescimento e mesmo uma terra com nematoides pode ser altamente produtiva, segundo já demonstrou tantas vezes a agrônoma Ana Maria Primavesi, uma das pioneiras nessa forma de olhar as plantas.

O que fazer com as pragas, então? Captar a mensagem de desequilíbrio que elas nos estão passando e corrigir a raiz do problema. Com calma. Como quem semeia um novo amanhã.

Publicado na Revista Natureza – 356

postado em 17/09/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Planta Comigo em Holambra

Plantar o próprio alimento pode ser gostoso e divertido. Ainda mais se reunir a família e os amigos. Usar a técnica da espiral de ervas te proporciona uma experiência completa. Num único lugar, você vai conseguir reunir mais de 40 variedades de plantas. De alecrim a sálvia, de almeirão a … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e pets felizes

Cães que adoram cavar o jardim. Gatos que preferem usar seu canteiro ao invés da caixa de areia. Filhotinhos que resolvem mastigar folhas ou escalar as plantas. Ter a companhia de plantas e animais domésticos em casa é gratificante mas, existem truques pra impedir que essas pequenas travessuras possam acontecer. … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como começar uma horta em casa do jeito certo

Esta é pra quem quer começar a cultivar seus próprios alimentos em casa, mesmo que tenha pouco espaço. Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e te levar do "tenho medo de plantar" ao "uau, tudo isso fui eu quem plantou!". Na foto que ilustra este texto, Carol … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol Costa começou matando plantas, da mesma forma que todos nós. Não se conformou, e depois de estudar, trocar a carreira de jornalista pela de jardineira, ela compreendeu o que esses serezinhos verdes precisam. De toda essa experiência … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
Mais