A Louca das Plantas - detalhes do episódio 3

© Carol Costa/Minhas Plantas

O episódio da horta na laje fez muito sucesso. Quem assistiu o programa A Louca das Plantas no Canal GNT, viu quantas espécies de plantas nossa jardineira Carol Costa consegue colocar num mesmo espaço, unindo harmonia, beleza e funcionalidade. A quantidade de informações é tão grande, que a jardineira piracibacana postou no Instagram do Minhas Plantas mais detalhes deste projeto incrível. O morador da casa, Vini, já tinha tentando colocar algumas plantinhas e cultivar algumas ervas aromáticas, como hortelã e manjericão, mas sem sucesso. Aí é que entra o projeto completo da Louca das Plantas e sua equipe, verificando o local e indo desde a análise da estrurura e impermeabilização da laje, até os detalhes finais, como uma churrasqueira personalizada. A escolha das espécies de plantas foi um desafio, mas nossa jardineira Carol Costa criou uma seleção de acordo com cada parte do jardim: as que resistem e gostam de vento, as hortaliças anuais, as perenes e ate 5 árvores frutíferas: mexerica, pitanga, mini-pitanga, goiaba-roxa e grumixama.

Para explicar ainda mais detalhes do que foi feito no episódio 3, nossa jardineira Carol Costa preparou este vídeo aqui.

Segredos pra horta dar certo


Quem assistiu o episódio 3 do #ALoucaDasPlantas no Canal GNT levanta a mão? Esse episódio foi feito E S P E C I A L M E N T E pra que ama hortas e trouxe muitas plantas diferentes, pra mostrar que as hortaliças vão muito além da salsinha e da cebolinha. Fomos visitar a Sabor de Fazenda, o melhor, mais antigo e mais completo viveiro de mudas orgânicas de São Paulo. Lá tem muitas verdinhas diferentes, inclusive as tais das PANCs, as Plantas Alimentícias Não Convencionais, como a serralha, a capuchinha, o girassol e o peixinho, que a gente comeu empanado ao final do episódio. Nessa carriola, tem uma horta inteira portátil construída com os temperos gigantes da Flora Yamamura e com orquídeas Epidendrum (Magna Flora), mas você pode começar com um punhado de sementes, como eu mesma faço em casa, com os pacotinhos da Isla Sementes. Dois segredinhos pra horta dar mega certo:
1) Deixe onde bata o máximo de sol possível, quando mais, melhor
2) Cubra o solo com qualquer tipo de palha vegetal, quanto mais dura, melhor.

Hortaliças, palmeiras, frutíferas e muitas flores


Ouvir do dono da casa que o lugar parece MAIOR depois de entupiiiiir de planta é um dos maiores presentes que o A Louca das Plantas no Canal GNT pode me dar. No terceiro episódio, o sobrado do Vini tinha uma laje exposta ao vento, aos olhares da vizinhança e sem segurança pra quem estava ali em cima — não tinha nem uma muretinha nas bordas! Todos os anfitriões do programa falam que querem horta, mas a gente tenta ir além pra mostrar que o potencial da jardinagem é muito mais amplo (se deixar, ia ser o A Louca da Horta). No caso do Vini, no entanto, era tão profundo esse desejo de colher aquilo que plantou, que todo o projeto se baseou nisso e usamos poucas plantas ornamentais. Tivemos orquídeas, palmeiras, frutíferas, forrações, perenes, anuais, flores, arbustos e, claro, muitas variedades de plantas comestíveis. Na primeira foto, o verde bem bolinha do fundo do canteiro é a Eugenia matosii, arbusto nativo, que a Flavia Nunes, paisagista, me apresentou na época da série 50 Dias de Verde, e pelo qual eu me apaixonei. Prima baixinha da pitangueira, a Eugenia matosii tem porte pequeno e suas frutas, mais ácidas, são ótimas pra atrair pássaros. Essa espécie é muito usada no lugar do buxinho, um arbusto de clima temperado qie sofre em quase todos os lugares do nosso Brasilzão quente. Olha ela na segunda foto, fazendo a bordadura de uma loja, que coisa mais querida? Então, já sabe: troque seu buxinho seco e sofrido por uma Eugenia matosii feliz e saudável! As nossas eugeninhas vieram da Casa das Plantas, porque povo do Sudeste ainda tem dificuldade de valorizar essa moça e ela é difícil de ser encontrada assim, bem cheia e verdinha, nos gardens do país (talvez você a encontre com o nome de "pitangueira-de-jardim"). Com a famosa Marieta, a minha motosserra à bateria MSA 120 da Stihl Ferramentas, cortei bolachas de madeira e fizemos um caminho entre os canteiros, completando os vãos com areia. Vale lembrar que construir um jardim desses numa laje requer, antes de tudo, impermeabilização! A nossa foi executada pela Igaz Impermebializações, com manta asfáltica da Dryko Impermeabilizantes, que cobriu a laje toda, mantendo só o ralo, para o escoamento da água.

Peixinho-da-horta, repolho-ornamental e abutilon


Em cada novo episódio de A Louca das Plantas no Canal GNT, a gente tenta trazer algumas espécies menos comuns, pra atrair até quem já conhece muito das verdinhas. Na laje do Vini, o destaque ficou com o repolho-ornamental aí da foto (pode até comer, mas é amargo e leitoso...) e o abutilon, que vieram do Shopping Garden, e o peixinho-da-horta, a folhagem peludinha que empanamos e comemos no finalzinho do episódio. O peixinho é uma das famosas PANCs, as Plantas alimentícias Não-Convencionais, e não tem graça se comido cru. O nosso, além de saboroso é totalmente orgânico: veio de um dos mais antigos e completos viveiros orgânicos de São Paulo, o Sabor da Fazenda. Se você não conhece o trabalho das irmãs Silvia e Sabrina Jeha, faça uma visita porque o lugar é má-gi-co e sempre tem bons cursos de hortas rolando lá. A Sabrina, aliás, quem viu o episódio agora conhece, é aquela fofura de pessoa que recebe a mim e ao Vini logo no comecinho e que está ao meu lado aí na foto. :) Nas outras imagens, a cerca-viva de arecas, que fizemos pra aguentar o vento da laje, a orquídea Oncidium, enchendo de luz o cantinho da parede, e uma vista de fora da transformação. Repare na churrasqueira bafônica que colocamos, da FM Parrillas, feita sob medida pro programa, e o laranja alegre da Tintas Coral, tom chamado de Bola de Basquete, que fez um contraste muito solar com os verdes do jardim. Os tijolos e a argamassa usados pra construir os canteiros vieram da Sodimac, de onde também é o jogo de mesa e cadeiras pra áreas externas.

Conteúdo adicional e vídeo detalhado de cada episódio


Dá só uma olhada nos temas dos episódios que já foram ao ar e o que você só vê aqui (clique para saber mais):
Episódio 1: um lago no jardim - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 2: plantas e bichos de estimação - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 3: horta na laje - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 4: varanda com jardim vertical - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 5: quintal com jabuticabeira e orquidário - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 6: plantas para refrescar sua casa - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 7: sala pequena transformada em floresta - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 8: jardim cheio de flor em piso cimentado - vídeo exclusivo e post com informações
O que você não vê na TV: A Louca Das Plantas - 15 Curiosidades do Programa de TV

Você pode assistir os episódios no GNT Play.

postado em 31/01/2019 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Planta Comigo em Holambra

Plantar o próprio alimento pode ser gostoso e divertido. Ainda mais se reunir a família e os amigos. Usar a técnica da espiral de ervas te proporciona uma experiência completa. Num único lugar, você vai conseguir reunir mais de 40 variedades de plantas. De alecrim a sálvia, de almeirão a … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e pets felizes

Cães que adoram cavar o jardim. Gatos que preferem usar seu canteiro ao invés da caixa de areia. Filhotinhos que resolvem mastigar folhas ou escalar as plantas. Ter a companhia de plantas e animais domésticos em casa é gratificante mas, existem truques pra impedir que essas pequenas travessuras possam acontecer. … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como começar uma horta em casa do jeito certo

Esta é pra quem quer começar a cultivar seus próprios alimentos em casa, mesmo que tenha pouco espaço. Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e te levar do "tenho medo de plantar" ao "uau, tudo isso fui eu quem plantou!". Na foto que ilustra este texto, Carol … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol Costa começou matando plantas, da mesma forma que todos nós. Não se conformou, e depois de estudar, trocar a carreira de jornalista pela de jardineira, ela compreendeu o que esses serezinhos verdes precisam. De toda essa experiência … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
Mais