página inicial / blogs / Carol Costa

Livro 365 Dias Para Plantar, de Carol Costa

© Brunna Mancuso
O que falta para você começar um cantinho verde em casa? Qual empurrãozinho precisa pra se animar e plantar hoje mesmo aquela hortinha na cozinha? Que plantas você tentou ter e não foram pra frente? Essas são algumas das perguntas que usei como ponto de partida pra escrever o "365 Dias Para Plantar", do selo Bicicleta Amarela, da editora Rocco. Esse diário para os amantes da natureza dura cinco anos e pretende despertar a jardinagem em quem ainda não se sente corajoso o bastante pra colocar as mãos na terra.

Neste que é meu terceiro livro (nem eu acredito nisso!), quis tornar a obra o mais interativa possível. Cada dia do mês traz uma pergunta ou frase inspiradora e uma dica bem prática de jardinagem. Você vai descobrir que é muito fácil tirar mudas de abacaxi usando a coroa da fruta, que a tulipa não é nativa da Holanda, que existem muitos apps para entender a posição do Sol nas plantas e que dá pra plantar até abóboras em vasos.

Pra me acompanhar nessa aventura que é fazer um livro-diário-agenda, chamei a aquarelista Brunna Mancuso para ilustrar algumas páginas. Sou uma grande fã do trabalho dela, ao mesmo tempo moderno e retrô, e não via a hora de trazê-la pro livro. Você pode conferir a delicadeza do traço da Brunna na charmosa capa do "365 Dias Para Plantar" e também em páginas como a que ensina a tutorar tomates ou a montar um arranjo floral com bonitezinhas que você colheu na rua.

Para divulgar o livro, fiz ainda quatro vídeos com dicas que aparecem nas páginas e que podem ajudar a colocar as plantas em casa no lugar certo. Tem um episódio pra salas sem sol, pra ambientes ensolarados, pra lugares com muito vento e até pra espaços pequenos. Os vídeos foram feitos pela Às Claras Filmes, da Clara e da Natali Vanali, irmãs por quem sou completamente apaixonada. Os episódios estão subindo no site aos pouquinhos, toda segunda-feira. O primeiro está aqui.

O que mais esperar de um livro que foi tão gostoso de escrever? Ah, que você ache gostoso escrever nele também! Afinal, ele está cheio de linhas pra você preencher e ir acompanhando a evolução do jardineiro ou jardineira que há aí dentro, esperando brotar. =D

Ah, o lançamento em SP será dia 23/11 e, no Rio, dia 29/11. Tem tudo explicadinho aqui (é só clicar nos links abaixo):
Evento em São Paulo
Evento no Rio de Janeiro
postado em 5/11/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sétima semana

Este é o resumo da sétima e última semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sexta semana

Este é o resumo da sexta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quinta semana

Este é o resumo da quinta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quarta semana

Este é o resumo da quarta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a terceira semana

Este é o resumo da terceira semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a segunda semana

Este é o resumo da segunda semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a primeira semana

Carol Costa vai mostrar que é possível transformar um quintal num jardim de sonhos em apenas 50 dias. É a série projeto 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora vai reunir seus amigos verdinhos numa casa em Holambra, a capital brasileira das flores. Criada pela STIHL Ferramentas ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas pendentes no programa É De Casa

Nossa jardineira Carol Costa esteve no dia 14 de abril de 2018 no programa "É De Casa", da TV Globo e conversou com a apresentadora Patrícia Poeta. O tema foi plantas pendentes, uma ótima pedida para quem tem pouco espaço ou quer dar um colorido especial para uma parede. Tem ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa no programa É de Casa da Rede Globo

Nossa jardineira Carol Costa é especialista em terrários, e dá aulas para quem quer aprender a construir estes mini-jardins. São pessoas com espírito de jardineiro, mas que possuem um problema comum em cidades: falta de espaço e tempo. Para isso, nada melhor do que um terrário: traz as plantas para ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Sua chance de comprar o livro "Minhas Plantas" com desconto

Nossa jardineira Carol Costa é multi-uso: apresentadora de programa de rádio, de tv, youtuber, blogueira, professa, e claro, escritora. O livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)" já é um sucesso de vendas, ensinando de um jeito simples tudo o que você precisa para se tornar o ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Dendrochilum filiforme, cores e tintas

Nossa jardineira Carol Costa começou o ano cheia de novos planos e colocando a mão na massa. Já nos primeiros dias de 2018 lançou o projeto 1 Verde Por Dia no Instagram (clique para conferir - @1verdepordia), e ainda atacou de decoradora. No melhor estilo DIY, ela resolveu dar uma cara ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Maranta leuconeura var. erythroneura - 1 Verde Por Dia

Verdinho querido, feliz Ano Novo pra gente! Hoje, começo um projeto que venho sonhando desde 2014, o 1 Verde Por Dia (no Instagram @1verdepordia). A ideia é oferecer informações básicas pra ajudar você a encontrar a verdinha ideal pro seu jardim, vasinho ou canteiro. Cada foto vem com uma paleta ... (+)
Leia mais
mostrar mais