página inicial / blogs / Carol Costa

Livro 365 Dias Para Plantar, de Carol Costa

© Brunna Mancuso
O que falta para você começar um cantinho verde em casa? Qual empurrãozinho precisa pra se animar e plantar hoje mesmo aquela hortinha na cozinha? Que plantas você tentou ter e não foram pra frente? Essas são algumas das perguntas que usei como ponto de partida pra escrever o "365 Dias Para Plantar", do selo Bicicleta Amarela, da editora Rocco. Esse diário para os amantes da natureza dura cinco anos e pretende despertar a jardinagem em quem ainda não se sente corajoso o bastante pra colocar as mãos na terra.

Neste que é meu terceiro livro (nem eu acredito nisso!), quis tornar a obra o mais interativa possível. Cada dia do mês traz uma pergunta ou frase inspiradora e uma dica bem prática de jardinagem. Você vai descobrir que é muito fácil tirar mudas de abacaxi usando a coroa da fruta, que a tulipa não é nativa da Holanda, que existem muitos apps para entender a posição do Sol nas plantas e que dá pra plantar até abóboras em vasos.

Pra me acompanhar nessa aventura que é fazer um livro-diário-agenda, chamei a aquarelista Brunna Mancuso para ilustrar algumas páginas. Sou uma grande fã do trabalho dela, ao mesmo tempo moderno e retrô, e não via a hora de trazê-la pro livro. Você pode conferir a delicadeza do traço da Brunna na charmosa capa do "365 Dias Para Plantar" e também em páginas como a que ensina a tutorar tomates ou a montar um arranjo floral com bonitezinhas que você colheu na rua.

Para divulgar o livro, fiz ainda quatro vídeos com dicas que aparecem nas páginas e que podem ajudar a colocar as plantas em casa no lugar certo. Tem um episódio pra salas sem sol, pra ambientes ensolarados, pra lugares com muito vento e até pra espaços pequenos. Os vídeos foram feitos pela Às Claras Filmes, da Clara e da Natali Vanali, irmãs por quem sou completamente apaixonada. Os episódios estão subindo no site aos pouquinhos, toda segunda-feira. O primeiro está aqui.

O que mais esperar de um livro que foi tão gostoso de escrever? Ah, que você ache gostoso escrever nele também! Afinal, ele está cheio de linhas pra você preencher e ir acompanhando a evolução do jardineiro ou jardineira que há aí dentro, esperando brotar. =D

Ah, o lançamento em SP será dia 23/11 e, no Rio, dia 29/11. Tem tudo explicadinho aqui (é só clicar nos links abaixo):
Evento em São Paulo
Evento no Rio de Janeiro
postado em 5/11/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 1

Nossa jardineira Carol Costa postou no Instagram do Minhas Plantas um montão de informações sobre o primeiro episódio do A Louca das Plantas, seu programa sobre jardinagem que estreou no dia 11 de Janeiro. O episódio #1 teve um combo: um jardim com lago! Aqui você encontrará as espécies de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa conta os bastidores do A Louca das Plantas

Nossa jardineira Carol Costa estreia o "A Louca das Plantas", um programa de tv "novo em folha" no canal GNT e vai ao ar no dia 11 de janeiro, às 22hrs. A produção durou meses e, para dividir este momento com a gente, além do vídeo contando 15 curiosidades sobre ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa é A Louca das Plantas no GNT

Ela está de volta na telinha! Nossa jardineira Carol Costa estreiará seu novo programa de tv, A Louca das Plantas, no canal GNT, no dia 11 de janeiro de 2019. Para quem estava com saudades das dicas e truques de jardinagem da piracicabana, pode ir preparando a pipoca, chamando a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim para bruxas reais e fadas inventadas

Pelo olhar da infância, mesmo o menor dos canteiros esconde mistérios e seres mágicos, como grilos, joaninhas e mariposas Por Carol Costa Lembro do tanque de pedra, do cheiro de local úmido e sombreado, do limo escorregadio e do musgo fofo e macio. Lembro da água parada, um espelho perfeito ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Um quintal para uma jardineira de apartamento

Da jardineira de apartamento que ganhou um quintal As descobertas e os aprendizados de morar por alguns meses numa casa em Holambra (SP) para construir um jardim com as próprias mãos Por Carol Costa Abri a tampa do tambor, de onde vinha um cheiro penetrante de comida estragada: embaixo de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro de Carol Costa é um manual para jardineiros

Nossa jardineira Carol Costa quer saber dos leitores como está o seu livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)". Já se passou um ano desde o lançamento e o livro tornou-se um querido manual para jardineiros de todo o Brasil. A piracicabana ainda brincou e desafiou seus ... (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Corretor Ortográfico Ou Hortográfico?

Plantando dementes em ladeira íngrid É tanta mensagem doida e enigmática que chega por aqui que está na hora de inventarem um Corretor Hortográfico, para ajudar a gente a tirar dúvidas de jardinagem Por Carol Costa Anote a dica aí: jogue "dementes" num terreno "vadio" que ainda tenha a terra ... (+)
Leia mais
© Bruno Geraldi

Aprenda a linguagem das plantas

Plantês para iniciantes Treine sua sensibilidade com este exercício simples, feito um minuto por dia, e veja como falar a língua das plantas ficará super fácil Por Carol Costa As pupilas estavam tão dilatadas que mal se via o amarelo nos olhos da gata. O rabo balançava freneticamente enquanto ela ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Insetos benéficos para seu jardim

Seres crocantes embaixo dos seus pés Se permita um novo olhar para besouros, aranhas, baratinhas e outras criaturas cheias de perninhas que trabalham pesado para seu jardim viver cheio de borboletas Por Carol Costa "Manhê!!! Tem um BICHO aquiiiii!" Dona Bia invadia o banheiro, abria o box com superpoderes de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A mensagem das pragas

A mensagem das pragas O que pulgões, formigas e cochonilhas podem dizer sobre a maneira como lidamos com nossa alimentação e o cuidado com as plantas Por Carol Costa Como exterminar lagartas? É possível erradicar pulgões? Tem alguma receita caseira matadora para cochonilhas? Toda semana me deparo com esses apelos ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Porque algumas plantas não se desenvolvem na sua casa

Quando a insistência enraiza no quintal Se você já tentou dezenas de vezes ter uma planta e ela sempre morre, um novo olhar para a natureza talvez seja a salvação Por Carol Costa "É a quinta vez que tento ter _________ em casa." Complete o espaço em branco com a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas com flores pequenas e exóticas

Uma planta conversando com Deus Conheça algumas flores discretas, minúsculas ou exóticas que parecem não ter pegado a mesma senha que roseiras e jasmineiros. Por Carol Costa É aqui a fila da flor? – É sim, meu filho. No que posso ajudar? – Olha, eu tô muito precisado da sua ajuda. Tem ... (+)
Leia mais
mostrar mais