Livro 365 Dias Para Plantar, de Carol Costa

© Brunna Mancuso

O que falta para você começar um cantinho verde em casa? Qual empurrãozinho precisa pra se animar e plantar hoje mesmo aquela hortinha na cozinha? Que plantas você tentou ter e não foram pra frente? Essas são algumas das perguntas que usei como ponto de partida pra escrever o "365 Dias Para Plantar", do selo Bicicleta Amarela, da editora Rocco. Esse diário para os amantes da natureza dura cinco anos e pretende despertar a jardinagem em quem ainda não se sente corajoso o bastante pra colocar as mãos na terra.

Neste que é meu terceiro livro (nem eu acredito nisso!), quis tornar a obra o mais interativa possível. Cada dia do mês traz uma pergunta ou frase inspiradora e uma dica bem prática de jardinagem. Você vai descobrir que é muito fácil tirar mudas de abacaxi usando a coroa da fruta, que a tulipa não é nativa da Holanda, que existem muitos apps para entender a posição do Sol nas plantas e que dá pra plantar até abóboras em vasos.

Pra me acompanhar nessa aventura que é fazer um livro-diário-agenda, chamei a aquarelista Brunna Mancuso para ilustrar algumas páginas. Sou uma grande fã do trabalho dela, ao mesmo tempo moderno e retrô, e não via a hora de trazê-la pro livro. Você pode conferir a delicadeza do traço da Brunna na charmosa capa do "365 Dias Para Plantar" e também em páginas como a que ensina a tutorar tomates ou a montar um arranjo floral com bonitezinhas que você colheu na rua.

Para divulgar o livro, fiz ainda quatro vídeos com dicas que aparecem nas páginas e que podem ajudar a colocar as plantas em casa no lugar certo. Tem um episódio pra salas sem sol, pra ambientes ensolarados, pra lugares com muito vento e até pra espaços pequenos. Os vídeos foram feitos pela Às Claras Filmes, da Clara e da Natali Vanali, irmãs por quem sou completamente apaixonada. Os episódios estão subindo no site aos pouquinhos, toda segunda-feira. O primeiro está aqui.

O que mais esperar de um livro que foi tão gostoso de escrever? Ah, que você ache gostoso escrever nele também! Afinal, ele está cheio de linhas pra você preencher e ir acompanhando a evolução do jardineiro ou jardineira que há aí dentro, esperando brotar. =D

Conheça e compre todos os livros da autora


postado em 5/11/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Planta Comigo em Holambra

Plantar o próprio alimento pode ser gostoso e divertido. Ainda mais se reunir a família e os amigos. Usar a técnica da espiral de ervas te proporciona uma experiência completa. Num único lugar, você vai conseguir reunir mais de 40 variedades de plantas. De alecrim a sálvia, de almeirão a … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e pets felizes

Cães que adoram cavar o jardim. Gatos que preferem usar seu canteiro ao invés da caixa de areia. Filhotinhos que resolvem mastigar folhas ou escalar as plantas. Ter a companhia de plantas e animais domésticos em casa é gratificante mas, existem truques pra impedir que essas pequenas travessuras possam acontecer. … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como começar uma horta em casa do jeito certo

Esta é pra quem quer começar a cultivar seus próprios alimentos em casa, mesmo que tenha pouco espaço. Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e te levar do "tenho medo de plantar" ao "uau, tudo isso fui eu quem plantou!". Na foto que ilustra este texto, Carol … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol Costa começou matando plantas, da mesma forma que todos nós. Não se conformou, e depois de estudar, trocar a carreira de jornalista pela de jardineira, ela compreendeu o que esses serezinhos verdes precisam. De toda essa experiência … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
Mais