página inicial / blogs / Carol Costa

Como proteger suas plantas de fungos usando borra de café em cápsulas

© Carol Costa/Minhas Plantas
Carol Costa já deu várias dicas de uso de borra de café, casca de ovo e restos de casca de frutos e legumes, mas desta vez, ela vai mostra o que acontece quando você guarda mais de 270 cápsulas de café para preparar uma calda cheia de microorganismos eficazes pras plantas! Se preferir, você também pode usar a borra como um adubo 100% orgânico, seguro e de baixo custo, perfeito pra qualquer planta, de orquídeas a hortaliças. Acompanhe o passo a passo pra tirar proveito dos fungos benéficos na jardinagem.

Guarde suas cápsulas de café


272 cápsulas de café renderam essa tigelona de borra, um complemento de nitrogênio bem quebra-galho na jardinagem. Eu guardo sacolas com cápsulas durante uns bons meses pra cultivar esses bolorzinhos amigos aí da foto: os mofos rosados, amarelos, vermelhos e alaranjados são fungos benéficos, que ajudam as plantas de um jeito muito inteligente. Vem cá que eu explico. Fungo é pessoinha que digere amidos e açúcares simples, normalmente produzidos por plantas mal alimentadas. Vem a comitiva ISO 9000 do céu e, pá!, ataca as pecinhas soltas das plantas fracotas. Se a gente aduba bem completão, com macro e micro nutrientes, a verdinha não pega praga nem doença, mas, se o jardineiro bobeia e só dá NPK, a planta fica raquítica e adoece por qualquer coisa. Niqui na natureza tem mil tipos de fungos, inclusive alguns mais comilões e menos detonadores de jardim. Ah-rá! Justamente a turma colorida aí de cima! Entonces, se você conseguir multiplicar esses funguinhos amigos, caso sua planta não esteja super adubada, eles vão comer primeiro os açúcares que estiverem dando bobeira, entende? E, como estarão em maior quantidade, não vai sobrar comida pros fungos que causam antracnose, cercospora e outras doenças temíveis.

Como multiplicar o fungo benéfico para plantas


Pra multiplicar fungos, coloque a borra colorida numa garrafa PET (descarte todos os bolores brancos, pretos ou marrons, fique só com os amarelos, rosados, vermelhos e alaranjados), coloque metade da garrafa de açúcar orgânico e encha de água, tampando sem deixar ar. Durante duas semanas, destape, aperte a garrafa pra tirar o ar e feche bem (os fungos produzem gás na fermentação). Quando a garrafa perder o ar completamente, pode usar essa calda pra regar as plantas (1 parte de calda pra dez de água). Pronto, problemas com fungos resolvidos! Pode aplicar uma vez por mês que não faz mal nenhum pras plantas e ajuda até a horta a se manter bonita!
postado em 31/07/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sétima semana

Este é o resumo da sétima e última semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sexta semana

Este é o resumo da sexta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quinta semana

Este é o resumo da quinta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quarta semana

Este é o resumo da quarta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a terceira semana

Este é o resumo da terceira semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a segunda semana

Este é o resumo da segunda semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a primeira semana

Carol Costa vai mostrar que é possível transformar um quintal num jardim de sonhos em apenas 50 dias. É a série projeto 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora vai reunir seus amigos verdinhos numa casa em Holambra, a capital brasileira das flores. Criada pela STIHL Ferramentas ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas pendentes no programa É De Casa

Nossa jardineira Carol Costa esteve no dia 14 de abril de 2018 no programa "É De Casa", da TV Globo e conversou com a apresentadora Patrícia Poeta. O tema foi plantas pendentes, uma ótima pedida para quem tem pouco espaço ou quer dar um colorido especial para uma parede. Tem ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa no programa É de Casa da Rede Globo

Nossa jardineira Carol Costa é especialista em terrários, e dá aulas para quem quer aprender a construir estes mini-jardins. São pessoas com espírito de jardineiro, mas que possuem um problema comum em cidades: falta de espaço e tempo. Para isso, nada melhor do que um terrário: traz as plantas para ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Sua chance de comprar o livro "Minhas Plantas" com desconto

Nossa jardineira Carol Costa é multi-uso: apresentadora de programa de rádio, de tv, youtuber, blogueira, professa, e claro, escritora. O livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)" já é um sucesso de vendas, ensinando de um jeito simples tudo o que você precisa para se tornar o ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Dendrochilum filiforme, cores e tintas

Nossa jardineira Carol Costa começou o ano cheia de novos planos e colocando a mão na massa. Já nos primeiros dias de 2018 lançou o projeto 1 Verde Por Dia no Instagram (clique para conferir - @1verdepordia), e ainda atacou de decoradora. No melhor estilo DIY, ela resolveu dar uma cara ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Maranta leuconeura var. erythroneura - 1 Verde Por Dia

Verdinho querido, feliz Ano Novo pra gente! Hoje, começo um projeto que venho sonhando desde 2014, o 1 Verde Por Dia (no Instagram @1verdepordia). A ideia é oferecer informações básicas pra ajudar você a encontrar a verdinha ideal pro seu jardim, vasinho ou canteiro. Cada foto vem com uma paleta ... (+)
Leia mais
mostrar mais