página inicial / blogs / Carol Costa

Carol Costa e o terrário gigante

© Carol Costa/Minhas Plantas
Carol Costa conta como foi a montagem de um enorme terrário, que se não for o maior do Brasil, deve estar entre os 10 maiores e mais belos terrários brasileiros. O local foi o evento Enflor 2017, em Holambra (SP), a capital das flores.

Holambra, Enflor, Ruben Acosta e o terrario gigante

Foi tão intenso o Enflor que eu quase esqueci de postar o terrário gigante que fiz pra @racosta.plantasornamentais. Com 2 m de altura, ele foi criado com as verdinhas produzidas em Holambra pela empresa que leva o nome do pai da Déborah, Ruben Acosta. Não o conheci, infelizmente, mas todos que puderam conviver com esse uruguaio diziam que ele era um homem incrível, inteligente, profundo conhecedor das folhagens tropicais, uma dessas pessoas que garimpam bonitezas verdes mundo à fora. Batizou o Philodendron "Brasil", introduziu um monte de plantas de sombra no nosso país e entendia de marantas como ninguém. Senti um pouco a responsa que é lidar com esse legado nos 11 dias em que estive trabalhando lá — imagina fazer bobagem e deixar morrer uma plantinha que tem toda essa história? Ufa! Ainda bem que a Déborah e o Fernando, à frente da empresa hoje, foram bonzinhos o bastante comigo e toparam todas as minhas maluquices. Mandaram fazer uma esquadria de metal especialmente nesse formato, depois, chamaram o vidraceiro, que deixou abertas duas janelinhas pra eu conseguir trabalhar.

A montagem do terrário gigante


O terrário levou um dia pra ser montado, com Medinilla magnifica, Calatheas variadas, Peperomia prostata, Ludisia discolor, Ceropegia woodii e heras. Até o musguinho usado foi coletado nas estufas (e as pedras, emprestadas do quintal). Roubou a cena durante os três dias de feira e, depois, foi desmontado inteirinho.

Fugaz como florada de ipê


Deu dó, confesso, mas fiquei pensando em como a beleza das coisas naturais é fugaz. A flor está ali hoje, depois cai. A fruta uma hora amadurece e, se a gente bobeia, estraga no pé. Que gostoso foi curtir a montagem, a feira e essa boa lembrança. E, se um dia a gente montar de novo, que seja totalmente diferente, novo e belo. Como a florada dos ipês.
postado em 24/07/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sétima semana

Este é o resumo da sétima e última semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sexta semana

Este é o resumo da sexta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quinta semana

Este é o resumo da quinta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quarta semana

Este é o resumo da quarta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a terceira semana

Este é o resumo da terceira semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a segunda semana

Este é o resumo da segunda semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a primeira semana

Carol Costa vai mostrar que é possível transformar um quintal num jardim de sonhos em apenas 50 dias. É a série projeto 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora vai reunir seus amigos verdinhos numa casa em Holambra, a capital brasileira das flores. Criada pela STIHL Ferramentas ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas pendentes no programa É De Casa

Nossa jardineira Carol Costa esteve no dia 14 de abril de 2018 no programa "É De Casa", da TV Globo e conversou com a apresentadora Patrícia Poeta. O tema foi plantas pendentes, uma ótima pedida para quem tem pouco espaço ou quer dar um colorido especial para uma parede. Tem ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa no programa É de Casa da Rede Globo

Nossa jardineira Carol Costa é especialista em terrários, e dá aulas para quem quer aprender a construir estes mini-jardins. São pessoas com espírito de jardineiro, mas que possuem um problema comum em cidades: falta de espaço e tempo. Para isso, nada melhor do que um terrário: traz as plantas para ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Sua chance de comprar o livro "Minhas Plantas" com desconto

Nossa jardineira Carol Costa é multi-uso: apresentadora de programa de rádio, de tv, youtuber, blogueira, professa, e claro, escritora. O livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)" já é um sucesso de vendas, ensinando de um jeito simples tudo o que você precisa para se tornar o ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Dendrochilum filiforme, cores e tintas

Nossa jardineira Carol Costa começou o ano cheia de novos planos e colocando a mão na massa. Já nos primeiros dias de 2018 lançou o projeto 1 Verde Por Dia no Instagram (clique para conferir - @1verdepordia), e ainda atacou de decoradora. No melhor estilo DIY, ela resolveu dar uma cara ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Maranta leuconeura var. erythroneura - 1 Verde Por Dia

Verdinho querido, feliz Ano Novo pra gente! Hoje, começo um projeto que venho sonhando desde 2014, o 1 Verde Por Dia (no Instagram @1verdepordia). A ideia é oferecer informações básicas pra ajudar você a encontrar a verdinha ideal pro seu jardim, vasinho ou canteiro. Cada foto vem com uma paleta ... (+)
Leia mais
mostrar mais