Tu te tornas responsável por aquilo que cultivas.
página inicial / blogs / Sergio Oyama
© Carol Costa/Minhas Plantas

Mago das Cattleyas dá segredos para ter orquídeas

Orquidófilo renomado, especialista no cultivo de uma das orquídeas brasileiras mais valiosas e cultuadas, a Cattleya walkeriana, Antonio Yoshio Sano conta seus segredos de cultivo e diz que chega a congelar as melhores flores para preservar sua beleza. Recentemente, tive o privilégio de visitar o belíssimo orquidário particular desse conceituado ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

Mini orquídea de flor macro faz sucesso em varanda

Orquídea de porte pequeno e flores grandes, a Mini Collins não tem época certa para florescer. No entanto, a certeza é que ela pode dar flores várias vezes por ano, quando bem cultivada. Talvez muitos não se lembrem, mas eu havia prometido mostrar a floração desta bela orquídea de porte ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

Como são e como plantar sementes de orquídeas

As sementes de orquídeas deveriam ser colocadas naquela lista de coisas que jamais vemos, juntamente com a cabeça de bacalhau e o filhote de pomba. Afinal, são estruturas microscópicas especialmente projetadas para serem levadas pelo vento, tão logo sejam libertadas de dentro do fruto da orquídea, a cápsula de sementes ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

Regar as orquídeas com uma pedra de gelo dá certo?

Recebo muitas perguntas sobre orquídeas, principalmente em relação à água – quantidade e frequência de regas, uso de pedras de gelo, umidade relativa do ar, entre outras. Aqui vão as cinco principais dicas sobre o assunto. 1. Para cultivar orquídeas, quanta água é necessária? Embora estejam distribuídas por quase toda a ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

Aprenda a cultivar a rainha das micro orquídeas

A floração desta exuberante micro orquídea laranja é o ponto culminante de uma série de fotos que venho publicando há algumas semanas. Vocês podem ver os estágios iniciais, desde os botões florais, na nossa página no Instagram. Além das fotos apresentadas, capturei várias imagens de estágios intermediários, os quais omiti ... (+)
Leia mais
© Reprodução

Orquidófila ensina como fazer adubação homeopática

Acredito que a convidada de hoje tenha tudo a ver com as Orquídeas no Apê. Afinal, a paisagista, jardinista e designer de exteriores Ivani Kubo é a rainha dos jardins suspensos de São Paulo. Costuma assinar os projetos das varandas e coberturas mais criativas e sofisticadas da cidade, todas sempre ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

A micro orquídea que cresce direto em pedras

Botão floral apresentado, promessa cumprida! Para introduzir devidamente esta orquídea de beleza singular, caprichei e trouxe, de uma só vez, duas flores já abertas. Ainda há outro botão em desenvolvimento. O contraste das cores é algo surpreendentemente harmonioso. Afinal, as orquídeas podem tudo. Caso vocês queiram procurar mais informações sobre ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

O poder terapêutico de cultivar orquídeas

Quando comecei a cultivar orquídeas, buscava uma distração para o terrível estresse de acompanhar a bolsa de valores, dia e noite. Apesar do início tumultuado, todo errado, aos poucos fui percebendo que os benefícios desta atividade estavam caminhando para muito além. A tal ponto que hoje, ao olhar para trás ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

3 miniaturas de orquídeas que valem a pena ter

Mais uma foto de família, desta vez reunindo três miniaturas de orquídea que estão entre as minhas preferidas. Há um ano, seria impossível fazer este tipo de registro, já que minha coleção era pequena e pouco variada. Ainda não cheguei lá, mas às duras penas descobri que a única maneira ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

Como nasce uma orquídea: da gravidez ao parto

Conforme prometido, venho atualizá-los sobre a evolução da nossa orquídea grávida, apresentada há algumas semanas neste artigo. Uma das nossas amigas leitoras escreveu-me dizendo que estava com a pulga atrás da orelha em relação a esta história de gravidez em orquídea. Para provar que não estou de enrolação, hoje trago ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

Após viajar em caixa de sapato, orquídea floresce

Novamente, não que esta mini-orquídea seja exclusiva ou valiosa. Sua raridade deve-se simplesmente ao fato de que dificilmente a encontro em coleções, orquidários ou exposições. Além disso, sua cor é única. Diferente da maioria das orquídeas alaranjadas, esta possui um belíssimo tom coral, que inclusive serviu para nomeá-la. Este híbrido ... (+)
Leia mais
© Sergio Oyama Jr./Orquídeas no Apê

Micro-orquídea dá flores que parecem brinquedinhos

A flor desta interessante micro-orquídea parece um objeto fatto a mano, cuidadosamente desenhado por um inspirado artista. Particularmente, lembra-me aqueles broches em forma de inseto. A floração tão aguardada desta miniatura foi anunciada há alguns dias, neste artigo sobre o surgimento de suas espatas. Essa delicada joia produzida pela natureza ... (+)
Leia mais
mostrar mais